segunda-feira, 9 de julho de 2018

É LONGO; MAIS LHE SERÁ BEM É ÚTIL


É LONGO
MAIS LHE SERÁ BEM É ÚTIL

Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. - Allan Kardec, E.S.E., 17, item 4
.X.X.
O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral. É ao Espiritismo que cabe a tarefa de fazê-la elevar-se na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, portanto, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem. Digo coragem, porque esta é a qualidade mais necessária para vencer-se a si mesmo do que para vencer aos outros. Que cada qual, portanto, dedique toda a sua atenção em combatê-lo em si próprio, pois esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias terrenas. Ele é a negação da caridade, e por isso mesmo, o maior obstáculo à felicidade dos homens. - Allan Kardec, E.S.E., 11, item 11
.X.X.
A frase “a maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua própria divulgação”. Ora, quem procurar essa frase nos livros de Espiritismo ditados por Emmanuel a Chico Xavier, não será bem sucedido em sua busca, pois a tal frase, tão corriqueira no movimento espírita, não está escrita dessa forma nem foi pronunciada pelo citado benfeitor dessa maneira.
A referida citação está contida no livro “Estude e Viva”, ditado em conjunto pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira, e consta no capitulo 40, intitulado Socorro Oportuno, o que nos mostra como as coisas são alteradas ou modificadas voluntária ou involuntariamente, quando passadas de um para outro interlocutor; senão vejamos como está no livro:
(...) Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.  - Livro: Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40, pelos espíritos Emmanuel/André Luiz, médiuns   
.X.X.
Poderíamos passar horas conversando ou escrevendo sobre egoísmo e orgulho; todavia, acredito que as três citações acima são mais que suficiente, para a utilidade que buscamos com o GELE – Grupo de Estudos do Livro dos Espíritos, e do GEAL – Grupo de Estudo do Livro Nosso Lar.
Como você participa, espontaneamente de um e/ou do outro, tem recebido o material (vídeos aulas) semanalmente, de forma ininterrupta; vamos analisar primeiro a situação pelo prisma da Pedagogia Acadêmica; onde os pedagogos são quase que unânimes em afirmar aos estudantes do 1º, 2º  3º graus: “se você pelo menos; leu um texto, por mais desinteresse que tenhas em não aprender e/ou apreender, no texto “LIDO” (no nosso caso também ouvido) sempre tem algo que chama a atenção do leitor. Se você pelo menos comentar aos colegas o que lhe interessou ou lhe chamou a atenção no texto ou vídeo, você já esta compartilhando, mesmo que de forma involuntária, um conhecimento.
Retornemos ao que nos ensina Jesus, grafado no Seu Evangelho e replicado nos livros básicos e/ou complementares da Doutrina Espírita.
Assim, torna-se bastante evidente o adágio popular; “quem quer faz, que não quer, arranja uma desculpa” cujas desculpas são na maioria das vezes, somente convincentes àquele que está se desculpando. A desculpa mais evidente e atual na humanidade é: “... eu não tenho tempo...”,
Tenho constatado, no contato telefônico direto ou pelo Wathsapp privado, que faço à membros do GELE e/ou GEAL que as justificativas sempre deságuam neste “... eu não tenho tempo...”
Voltemos a Jesus:
Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem age para agradá-lo, será castigado com extrema severidade. Contudo, aquele que não conhece a vontade do seu senhor, mas praticou o que era sujeito a castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais ainda será requerido. Jesus veio trazer fogo à terra. Lucas 12:47-48
 “... Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31-32. (Quanto nos está sendo dado, pela eliminação da ignorância, arma eficaz no combate ao egoísmo e orgulho?)
Quando você recebe através do GELE e/ou GEAL, no qual de forma espontânea se credenciou a receber, e delibera em aplicar a regra do “...eu não tenho tempo...” está por certo, não somente sendo indiferente aos demais membros do grupo; dando-lhes a sua singela doação do entendimento do que lhe chamou a atenção, que significa sua duvida ou seu entendimento/aprendizado; e, o pior de tudo, oportunidade impares de no conforto trazido pela tecnologia, na intimidade do seu lar, num período de seis dias, representando 8.640 minutos (6 dias X 24hs = 144hs X 60minutos = 8.640 minutos), você não conseguiu nem 0,10% (9,0 minutos) deste tempo para entender e/ou compreender os ensinos de Jesus e dos bons espíritos, exclusivamente na sua casa.
Cabe esclarecimento sobre: “quem quer faz, que não quer, arranja uma desculpa...”
Não desejamos aqui ofender, muito menos julgar ninguém; cada qual sabe das suas razões e/ou motivos; todavia é fundamental ajudarmos ao nosso próximo o máximo que pudermos, é o que estamos fazendo aqui; isto também é caridade, mas convenhamos que, em seis dias semanais, (8.640 minutos) você não consiga encontrar uma disponibilidade de 9,0 minutos para fazer uma leitura, assistir um vídeo e postar no grupo alguma coisa a respeito, é um tanto quanto...
Orgulhosamente e/ou egoisticamente, podemos até convencer às pessoas com nossos argumentos, razões e/ou motivos; porém somar a estas duas principais chagas da humanidade (orgulho e egoísmo) a INDIFERENÇA, com nossos companheiros de estudos, é um pouco em demasia, e ai encaixa-se redondinho “... A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais ainda será requerido. Jesus
Outro aspecto preponderante, podemos até ter chegado ao Espiritismo, todavia devemos analisar se, o ESPIRITISMO chegou a nós.
Lembrando que, os Espíritos, sob a coordenação do Espírito da Verdade (=Jesus), ditaram ao Codificador Allan Kardec O LIVRO DOS ESPÍRITOS em 1857, que dele derivaram-se todos demais livros, identificamos a importância de estuda-lo:
1.     Livro Que é Espiritismo 1859,
2.     O Livro dos Médiuns 1861,
3.     O Evangelho Segundo o Espiritismo 1863,
4.     Livro o Céu e o Inferno ou a Justiça Divina 1865,
5.     Livro A Gêneses, Os milagres e as Predições 1868
6.     Livro Obra Póstumas 1890
Ainda temos os 12 volumes (anos) da Revista Espírita (1858 a 1869) que é a base e a estrutura de todos os trabalhos realizados por Allan Kardec, e neles vamos encontrar muitos e muitos fatos/citações, que não estão relatados nos livros tidos como OBRAS BÁSICAS.
Podemos até dizer que somos espíritas, todavia devemos nos perguntar e responder sincera e honestamente; QUE É ESPIRITISMO?! Vamos há alguns informes:
O Espiritismo é, sem dúvida, uma ciência de observação, mas é, talvez mais ainda, uma ciência de raciocínio, e o raciocínio é o único meio de fazê-lo progredir e triunfar de certas resistências. Este fato só é contestado porque não é compreendido. A explicação lhe tira todo o caráter maravilhoso, fazendo-o entrar nas leis gerais da Natureza. Eis por que vemos diariamente criaturas que nada viram e creem, apenas porque compreendem, enquanto outras viram e não creem, porque não compreendem. Fazendo entrar o Espiritismo na trilha do raciocínio, tornamo-lo aceitável para aqueles que querem conhecer o porquê e o como de todas as coisas, e o número deles é grande neste século, porque a crença cega já não está mais nos nossos costumes. Ora, se tivéssemos apenas indicado a rota, teríamos a consciência de haver contribuído para o progresso desta Ciência nova, objeto de nossos estudos constantes. (Allan Kardec, Revista Espírita, agosto de 1859) - http://ipeak.net/site/conteudo.php?id=128.
Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele nos mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e daí vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil. (Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo.) - http://ipeak.net/site/conteudo.php?id=128.
O Espiritismo é uma doutrina moral que fortifica os sentimentos religiosos em geral e se aplica a todas as religiões. Ele é de todas, e não é de nenhuma em particular. Por isso não diz a ninguém que a troque. Deixa a cada um a liberdade de adorar Deus à sua maneira e de observar as práticas ditadas pela consciência, pois Deus leva mais em conta a intenção do que o fato. Ide, pois, cada um ao templo do vosso culto, e assim provai que vos caluniam, quando vos taxam de impiedade. (Allan Kardec, Revista Espírita, janeiro de 1862, Resposta à mensagem de Ano Novo dos Espíritas Lioneses.) - http://ipeak.net/site/conteudo.php?id=128.
Desejamos aos membros do GELE – Grupo de Estudos do Livro dos Espíritos e do GEAL – Grupo de Estudos do Livro Nosso Lar, que reflitam sobre seus procedimentos naquilo que estão recebendo semanalmente e/ou suas respectivas participação.
“(... é dando que se recebe...) Francisco de Assis

Muito obrigado.
Que Deus nos abençoe.
Que Jesus nos fortaleça nosso caminhar no processo evolutivo, intelectual e moral.

Alonso Lacerda
Administrador do GELE e do GEAL

Um comentário:

  1. Só a mim compete fazer a minha parte, nada na nossa vida é por acaso, eu acho que depende a cada um de nós se nós comprometemos participar vamos estar fazendo o bem para quem? O que está escrito acima é bem claro e objetivo. Tudo bem do mestre Jesus, os ensinamentos vem do alto. Mas eu nós não entendemos isto é negligenciamos.O Espiritismo sera aquilo que o homem fizer. É mais ou menos isto, não sei se estou sendo certa.

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco seu ponto de vista,seja sempre bem vindo ao nosso cantinho!