DICAS DE LIVROS (COM SINOPSE)

Obras de André Luiz pela Ordem Cronológica

1. NL - Nosso Lar, F.C.Xavier, 1943, FEB.
Cap. 1 – Nas Zonas Inferiores – Descrição fantástica do local onde o Autor Espiritual se encontrou após a desencarnação. Sentia-se permanentemente em viagem... Pouca claridade. Pavor por chacotas vindas de desconhecidos. Dificuldade para obter a bênção do sono. Lágrimas permanentes. Esteve próximo à loucura, prestes a perder a razão. Via seres monstruosos, irônicos, perturbadores... Recordações da existência terrena, quando gozava de prosperidade material e pais “extremamente generosos”.
Cap. 2 – Clarêncio – Seres maldosos e sarcásticos gritavam a A.Luiz: “suicida, criminoso, infame”. Em vão tentou revidar. Com a barba hirsuta e roupa rompendo-se sofria mais pelo abandono que o envolvera. Não se conformava em ser acusado de suicida, pois sabia que não o fora, lembrando-se de haver morrido no hospital, após cirurgia intestinal. Sentia fome. Saciava-se com lama... Amiúde via manada de seres animalescos. Médico, sempre detestara as religiões, mas agora experimentava necessidade de socorrer-se de alguma delas. Estando já no limite das forças, orou (!). Em resposta, das neblinas surgiu o benfeitor Clarêncio, acompanhado de dois auxiliares. Foi conduzido para o “Nosso Lar”.

2. OM - Os Mensageiros, F.C. Xavier, 1944, FEB.

Segundo livro da série retrata a renovação de André Luiz, o tédio com o passado e o desejo sincero de trabalhar em benefício do próximo. Narra o próprio André: “Desligando-me dos laços inferiores que me prendiam às atividades terrestres, elevado entendimento felicitou-me o espírito”.
Semelhante libertação, contudo, não se fizera espontânea.
Sabia, no fundo, quanto me custara abandonar a paisagem doméstica, suportar a incompreensão da esposa e a divergência dos filhos amados.
Guardava a certeza de que amigos espirituais, abnegados e poderosos, me haviam a auxiliado a alma pobre e imperfeita, na grande transição.


3. ML - Missionários da Luz, F.C.Xavier, 1945, FEB.

Desejando aprimorar-se quanto à mediunidade, recebe André Luiz o convite do bondoso mentor Alexandre para acompanhá-lo ao seu núcleo, em momento oportuno.
Alimentando indisfarçável curiosidade, e surgida à oportunidade, André vale-se da prestigiosa influência para ingressar no espaçoso e velho salão, onde Alexandre desempenha atribuições na chefia…
Terceiro livro da série. Composto de 20 capítulos aborda a fascinante questão da mediunidade humana, notadamente a que se desenvolve nos centros espíritas. Logo de início, André Luiz tem a oportunidade de examinar detalhadamente a mente de um médium psicógrafo, com o auxílio magnético de Alexandre.

4. OVE - Obreiros da Vida Eterna, F.C.Xavier, 1946, FEB.

Em companhia do instrutor Jerônimo, da enfermeira Luciana e do padre Hipólito, André Luiz desce ao Planeta em missão especial: atender, nos próximos trinta dias, a cinco dedicados colaboradores de “Nosso Lar”, prestes a desencarnar na Crosta.
Em direção ao Planeta, pelos caminhos normais, o grupo socorrista, do qual faz parte André Luiz, se detêm na Casa Transitória, comandada pela irmã Zenóbia, espírito forte e batalhador. Ali, são surpreendidos pelo ataque de uma horda infernal de seres devotados à crueldade, prontamente, porém, rechaçados pela defesa magnética da instituição. Logo após, dirigem-se ao Rio de Janeiro.

5. NMM - No Mundo Maior, F.C. Xavier, 1947, FEB.

Quinto livro da série, nele André Luiz traz informações valiosas acerca da “psiquiatria iluminada”, área pela qual se sentia atraído há muito. Aproveitando a semana de folga em seus afazeres em Nosso Lar, acompanha o Assistente Calderaro até as regiões fronteiriças a Terra, entrando então em contato com o Instrutor Eusébio, que, segundo André, “superintendia prestigiosa organização de assistência em zona intermediária, atendendo a estudantes relativamente espiritualizados, pois ainda jungidos ao círculo carnal, e a discípulos recém-libertos do campo físico”.

6. AC - Agenda Cristã, F.C.Xavier, 1947, FEB.
Em 50 pequenos capítulos, André Luiz nos oferece um conjunto de reflexões e ensinamentos sobre vigilância e prudência necessárias a uma boa conduta cristã, com base na sabedoria e na visão da Espiritualidade Superior. O leitor aqui encontrará conforto, orientação segura e lições de autocontrole para as ansiedades e situações inesperadas que nos surpreendem no dia-a-dia.

Esclarece André Luiz que a obra nada mais faz do que reavivar os antigos e eternos ensinos do Cristo-Jesus, com vistas ao nosso aprimoramento moral; são simples e valiosas normas de conduta que nos auxiliam a agirmos como verdadeiros cristãos.

7. LI - Libertação, F.C.Xavier, 1949, FEB.

Possivelmente a mais instigante das obras. Em seu prefácio, dada a gravidade do tema a que André Luiz se aprofunda para nossa informação e alerta, Emmanuel, sem tecer maiores comentários acerca da obra em questão, lembra, tão somente, da antiga lenda egípcia do Peixinho Vermelho…
Dividida em 20 capítulos, a ação principia em ambientes soturnos e aterrorizantes, mostrando uma estranha cidade. Conta André: “Após a travessia de várias regiões, “em descida”, com escalas por diversos postos e instituições socorristas, penetramos vasto domínio de sombras”.

8. ETC Entre a Terra e o Céu, F.C.Xavier, 1954, FEB.

Narra André: “Numa sala ampla, em que numerosas entidades trabalhavam solícitas, Clarêncio recebeu da jovem um pequeno gráfico que passou a examinar, cauteloso. Tratava-se de uma prece refratada. Depois explicou, para André e Hilário: “Temos aqui uma oração comovedora que superou as linhas vibratórias comuns do plano de matéria mais densa”. Parte de uma devotada servidora que se ausentou de nossa colônia espiritual há precisamente quinze anos terrestres, para determinadas tarefas na reencarnação”.

9. NDM - Nos Domínios da Mediunidade, F.C.Xavier, 1954. FEB.

Diz Emmanuel, no prefácio da obra: “Cada corpo tangível é um feixe de energia concentrada”. A matéria é transformada em energia e esta desaparece para dar lugar à         matéria.
Químicos e físicos geômatras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do espírito, porque, como consequência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.

10. AR Ação e Reação, F.C.Xavier, 1957, FEB.
Obra dividida em 20 capítulos altamente instrutivos e absorventes, narra a permanência de três anos de André Luiz e seu companheiro Hilário na “Mansão Paz”, notável escola de reajuste situada em regiões inferiores, senão infernais do Planeta, e dirigido pelo abnegado e bondoso Instrutor Druso.
A construção, ampla e bem protegida, cerca-se diuturnamente de espessas tempestades magnéticas, de consistência parecida a barro aerado e no bojo do qual é possível divisar milhares de entidades francamente dementadas e cruéis, agarradas ferozmente umas as outras em desesperada tentativa de equilíbrio e salvação. No entanto, apesar da compaixão que André Luiz experimenta, Druso explica-lhe que eles não podem ainda ser acolhidos à mansão devido à sua extrema rebeldia e ferocidade.

11. EDM-Evolução em Dois Mundos, F.C.Xavier e W. Vieira, 1958, FEB.
André Luiz destina esta obra aos estudiosos, aqueles que desejam se aprofundar no conhecimento da ciência do Espírito; para isso, procura o autor aliar os conceitos rígidos da ciência aos preceitos evangélicos, revividos no Espiritismo.
Adentrando a Física e a Biologia, discorre sobre temas como fluido cósmico, o corpo espiritual e sua evolução, a alma, mecanismos da mediunidade, aspectos morfológicos, sociais e morais dos desencarnados, entre outros. É uma rica fonte de conhecimentos para os que buscam ampliar a sua capacidade intelectual com o auxílio dos cientistas e pesquisadores do plano espiritual.
Em resumo, este trabalho nos oferece, segundo as palavras de André Luiz, “um pequeno conjunto de definições sintéticas sobre nossa própria alma imortal, à face do Universo”.

12. MM-Mecanismo da Mediunidade, F.C.Xavier e W. Vieira, 1959, FEB.
Ressalta a importância da mediunidade com Jesus, esclarecendo que, além dos conhecimentos necessários, surgem os impositivos da disciplina e da responsabilidade como fatores de aprimoramento das criaturas que se devotam ao intercâmbio com o mundo espiritual, dentro dos princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.
Por fim, demonstra o autor que a mediunidade foi a viga mestra de todas as construções do Cristianismo, traduzida pelas aparições dos santos, as profecias, as curas do Mestre e dos apóstolos e as visões de João no Apocalipse. Através dos dons mediúnicos, Jesus, após a morte do seu corpo físico, manifestou-se diante dos apóstolos para comprovar a imortalidade do Espírito.

13. CE - Conduta Espírita, W. Vieira, 1960, FEB.
Nos 47 capítulos que integram a obra, André Luiz nos oferece valiosas orientações sobre a conduta moral daqueles que abraçaram a Doutrina Espírita. O autor espiritual sugere regras simples e sensatas sobre como agir ou não agir perante as múltiplas situações e opções que se apresentam na vida de relação.
Em seu conteúdo, a obra trata da conduta espírita tanto da mulher como do homem, do jovem, do dirigente de reuniões doutrinárias, nos embates políticos, na obra assistencial, na tribuna, na imprensa, na radiofonia, perante a Pátria, perante as fórmulas sociais, perante a própria Doutrina, perante Jesus; em suma, perante o próximo, que, seja quem for, é nosso irmão, e perante Deus.

14. OE Opinião Espírita, F.C.Xavier e W. Vieira, 1963, CEC (1).
Asseverou o Cristo: Não vim destruir a lei, porém, cumpri-la.
Isso, entretanto, não lhe tolheu a disposição de exumar o pensamento de Moisés e dos Profetas dos arquivos que o tempo lhe expôs à consideração, estruturando os princípios e plasmando os exemplos com que rearticulou estatutos e instruções.
O Espiritismo pela voz de Allan Kardec igualmente afirmou: Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução.
Isso, porém não impediu que o Codificador desentranhasse o ensinamento de Jesus e dos evangelistas das fórmulas que os séculos lhe submeteram a exame clareando as recomendações e definindo as normas, com que traçou a orientação espírita, desenvolvendo lições e constituindo diretrizes.
O Cristo não incomodou a quantos quisessem manter a própria vinculação ao judaísmo, sem, contudo, adiar os ensinamentos do Evangelho.
Allan Kardec respeitou quantos se mostravam fiéis aos juízos teológicos do passado, mas não atrasou a mensagem renovadora do Espiritismo.
Oferecendo aos leitores amigos as páginas deste livro (*), esclarecemos, portanto que nós, os espíritas encarnados e desencarnados, acatamos cultos e preconceitos, conceituações e interpretações dos outros, venham de onde vierem, como não pode deixar de ser, mas, nisso ou naquilo, possuímos opinião própria que não podemos esquecer, nem desprezar. 
(*) Pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, Emmanuel e André Luiz, abnegados benfeitores espirituais, formaram os capítulos deste volume, responsabilizando-se o primeiro pelas mensagens de números pares e o segundo pelas de números ímpares, mensagens essas que foram psicografadas por ambos os médiuns, em reuniões públicas.

15. SD Sexo e Destino, F.C.Xavier e W. Vieira, 1963, FEB.
Obra apaixonante, pelo conteúdo e lições, traz à cena a história de jovens e adultos que, movidos pelo amor, pela paixão e pela cobiça, complicam a própria existência de forma trágica e irreversível.
Obsessões doentias, qual a que sofre Cláudio, apaixonado pela própria filha e que ele julga apenas adotiva, são o centro da trama onde desfilam, também, a maternidade omissa e a fraternidade ausente.
Sexo, dinheiro e outros interesses vis marcam os personagens, de forma fria e realista. Neste ambiente, movimenta-se André Luiz, parecendo mais maduro que nos livros anteriores, e também mais calados.


16. DO - Desobsessão, F.C.Xavier e W. Vieira 1964, FEB.
André Luiz: “Terapêuticas diversas merecem estudos para a supressão dos males que flagelam a Humanidade”. Antibióticos atacam processos de infecção, institutos especializados examinam a patologia do câncer, a cirurgia atinge o coração para sanar o defeito cardíaco e a vacina constitui defesa para milhões. Ao lado, porém, das enfermidades que supliciam o corpo, encontramos, aqui e além, as calamidades da obsessão que desequilibram a mente.

17. SA - Sol nas Almas, W. Vieira, 1964, CEC.
A Lei de Causa e Efeito nos impele a pensar no regime de responsabilidade em que a vida nos preserva o livre-arbítrio da ação com as reações de compulsória... Vejamos, de roldão, alguns exemplos de atitudes humanas no quadro das consequências:
Aborto provocado numa vida, em muitos casos, suscita mãe sem filhos na existência próxima. Esposa ou esposo que abandona o lar, não raro paga tributo de viuvez na romagem seguinte.
Bailarinos transviados frequentemente renascem na condição de epilépticos.
Timoeiros da opinião que abusam do povo, reaparecem no mundo com a mente retardada.
Delinquentes que empregam fogo na consumação do crime, habitualmente reencarnam predispostos à dermatose de trato difícil.
Suicidas ressurgem quase sempre nas crianças menos felizes que a morte aparentemente prematura arranca do berço.
Isso, quanto a erro deliberado. Mas todo propósito certo alcança resultados sublimatórios: Serenidade nos achaques da velhice avançada constrói a base da maturidade mental precoce no renascimento que se lhe segue.
Moléstia tolerada resignadamente dá motivo à formação de corpo harmonioso e robusto na volta da alma à esfera física. Diligência no estudo quando a experiência terrestre já se mostra em declínio favorece a cultura mais cedo na vida porvindoura.
Abnegação em calvários domésticos granjeia afetos mais respeitáveis e mais puros na estância futura. Devotamento ao próximo, mesmo na fase terminal de longa marcha humana, traz o prêmio da simpatia e de vantagens inúmeras na reencarnação que se lhe sucede.
Suporta com paciência as provas do caminho. Casa em reforma segura precisa aguentar ordens de arquitetos, martelos de pedreiros, alicates de eletricistas, vassouras de garis. Não admitas que já passasse o tempo de melhorar. Cada hora é bendita ocasião de empreender a recuperação de nós mesmos engrandecendo o porvir.

18. EV - Estude e Viva, F.C.Xavier e W. Vieira, 1965, FEB (1).
Estude e viva. Valorizamos a ágape comum, em que se debatem assuntos corriqueiros de vivência humana. Como desinteressar-nos dos encontros espíritas, nos quais se ventilam questões fundamentais da vida eterna? A reunião espírita não é um culto estanque de crença embalsamada em legendas tradicionalistas. Define-se como sendo assembleia de fraternidade ativa, procurando na fé raciocinada a explicação lógica aos problemas da vida, do ser e do destino. Todos são chamados a participar dela. Falar e ouvir. Ensinar e aprender *** Estamos defrontados no Espiritismo por uma tarefa urgente: desentranhar o pensamento vivo de Allan Kardec dos princípios que lhe constituem a codificação doutrinária, tanto quanto ele, Kardec, buscou desentranhar o pensamento vivo do Cristo dos ensinamentos contidos no Evangelho.

19. EVC E a Vida Continua..., F.C.Xavier, 1968, FEB.
Décimo volume da série, narra, de forma um pouco diferente da habitual em André Luiz, a encantadora e vibrante trajetória de Ernesto, um homem maduro e algo avançado nos anos, e Evelina, jovem e bela mulher.
Adoentados, sem esperança de recuperação, travam sincera amizade em formosa estância hidromineral.
Apaixonada pelo marido, Caio, Evelina luta contra a morte, batalha que afinal perde, desencarnando na flor da juventude. Ernesto também desencarna. Ambos são internados em grande instituição hospitalar e onde tornam a se encontrar mais tarde.
Sem se dar conta do passamento, mas devido às peculiaridades do ambiente e das situações em que vêem envolvidos, Evelina e alguns companheiros passam a suspeitar da terrível realidade…

20. SV Sinal Verde, F.C.Xavier, 1971, CEC.
Um dos maiores sucessos da literatura espírita dos últimos anos, este é um manual de conduta moral.
São 50 orientações sobre nossas atitudes do dia-a-dia, para auxiliar-nos na nossa convivência em família, no trabalho e na sociedade em geral.
São pequenos detalhes de conduta que às vezes nos passam despercebidos, mas que são de grande importância para a nossa paz interior, além de servirem de exemplo de respeito e solidariedade aos nossos semelhantes.

21. RV - Respostas da Vida, F.C.Xavier, 1975, IDEAL.
Nesta obra o autor espiritual nos oferece um conjunto de reflexões e apontamentos, como respostas a indagações formuladas por companheiros de luta na experiência terrena, especialmente no que se refere à iluminação íntima e ao relacionamento comum, objetivando a nossa própria melhoria e elevação espiritual.
O Espírito André Luiz destaca que as respostas para os problemas e dificuldades enfrentados pelo homem encontram-se no universo de sua própria intimidade; daí a expressão: "Conhece-te a ti mesmo". A partir deste contexto, ele sugere os caminhos que podem levar o leitor ao porto seguro de si mesmo.

22. BA Busca e Acharás F.C.Xavier, 1976, IDEAL.
Se o desânimo lhe bate à porta, em razão de alguma dificuldade, recorde que a dificuldade é sempre uma lição por aproveitar, ao passo que o desânimo nunca auxiliou a ninguém. Confiança é a sua coragem de superar-se, realizando o melhor ao seu alcance. Se você está procurando a felicidade pela prática do bem, não perca o seu dia com dúvida e desalento, porque confiando em Deus e em você mesmo, basta seguir em frente com o seu trabalho e você a encontrará.

23. EP - Endereços de Paz, F.C.Xavier, 1982, CEU.

Para todos nós, ainda mendigos de Paz, esse livro tem endereço certo. Numa linguagem extremamente objetiva, André Luiz nos mostra as mais variadas situações em que podemos preservar ou conquistar a paz interior, ou permanecer na infelicidade das inquietações aflitivas. Tudo depende de como agimos frente às situações que se sucedem ao nosso redor: revolta ou resignação, pânico ou coragem, fé, determinação, amor… são derrotas ou conquistas do Espírito.

25. AV - Apostilas da Vida, F.C.Xavier, 1986, IDE.
Uma súplica: Pai acende a tua divina luz em torno de todos aqueles que te olvidaram a benção nas sombras da caminhada terrestre.
Ampara aos que se esqueceu de repartir o pão que lhes sobra na mesa farta.
Auxilia aos que não se envergonham de ostentar felicidade ao lado da penúria e do infortúnio.
Socorre aos que não se lembram de agradecer aos benfeitores que lhes apoiam a vida.
Compadece-te daqueles que dormiram nos pesadelos da delinquência, transmitindo herança dolorosa aos que iniciam a jornada humana.
Levanta os que olvidaram a abnegação no serviço ao próximo.

26. AVR - A Verdade Responde F.C.Xavier, 1990, IDEAL.

Temas do livro: Tarefa espírita — Emmanuel | Espiritismo — André Luiz | Faze luz — Emmanuel | Característica do moço cristão — André Luiz | A influência do Espiritismo — Emmanuel | Lembra-te — Emmanuel...

28. AE - Anuário Espírita, 1992, p. 143 a 152 (e 1964, p.30 a 39), IDE (3 )

O Possível Acontece
Pessoas que mudaram suas vidas a partir de mensagens psicografadas.

Yvonne do Amaral Pereira
E o seu amor pelo Esperanto.
Tsunamis Ocultos
Abra espaço na sua agenda para ajudar o próximo.

A Verdadeira Escola do Amor
Quem ensina com amor conquista com naturalidade.
O Pioneirismo de Chico Xavier
Na literatura infanto juvenil.
Oração Pelos Desencarnados
Qual o mecanismo?
Humildade: uma das mais importantes virtudes a se compreender e vivenciar
Espirita: Equilíbrio
Entre Fe X Incredulidade e Esperança X Pessimismo

(PESQUISANDO)...AGUARDE!
24. CA Cidade no Além, F.C.Xavier e H. Cunha, 1983, IDE. (2 )
27. TN Tempo e Nós, F.C.Xavier, 1992, IDEAL.


_______________________________________Outras Dicas


Obsessão Desobsessão: Profilaxia e Terapêutica Espíritas
Suely Caldas Schubert
Como sugere o subtítulo profilaxia e terapêutica espíritas – este livro tem a ver com o problema avassalador e crescente das manifestações obsessivas – a atuação de Espíritos desencarnados sobre encarnados – nem sempre clara e prontamente registradas. Aborda a complexa temática do tratamento preventivo e curativo das obsessões à luz do Espiritismo. Desenvolve o tema em 4 partes: a obsessão, a terapêutica espírita, reunião de desobsessão e a desobsessão natural. Inclui estudos de casos, atendidos em reuniões fechadas de desobsessão, revelando o trabalho eficiente das equipes encarnada e desencarnada, onde o desejo de servir é a tônica. Roteiro precioso para médiuns conscientes da sua missão com Jesus e Kardec. Quem busca entender melhor esse "flagelo espiritual", que são as obsessões, como preveni-las e tratar as já instaladas, ou, quem é participante de reuniões fechadas de desobsessão, tem neste livro excelentes informações.

Viver bem é Simples, nós é que complicamos.
Por: Prof. Alkíndar de Oliveira
Propiciar reflexões e procedimentos para a melhoria de nossa vida pessoal e profissional, tendo como foco nossa atuação individual voltada à simplicidade.

Nas Fronteiras da Loucura
Autor: Divaldo Franco
Espírito: Manoel Philomeno de Miranda
Nesse livro, com explicação inicial de André Luiz, através de Chico Xavier, o Autor Espiritual narra suas observações, ao lado de Bezerra de Menezes, no período de um carnaval carioca, abordando as várias técnicas obsessivas.
O autor espiritual narra suas observações, ao lado de Bezerra de Menezes, no período de um carnaval carioca, abordando as várias técnicas obsessivas em casos de abusos e alienações com droga, álcool, sexo, aborto e tentativa de suicídio, demonstrando o trabalho dos Bons Espíritos num Posto de Socorro Central, no mundo espiritual.

Preces Espíritas
Por: Alkíndar de Oliveira
Na prece “cada palavra deve ter o seu alcance, revelar uma ideia, fazer vibrar uma fibra da alma. Numa palavra, ela deve levar à reflexão. Só assim condicionada, a prece pode atingir seu objetivo”.

Dias Gloriosos
Benfeitora Joanna de Ângelis 
Divaldo Franco
Este livro é mais uma obra da Benfeitora Joanna de Ângelis convidando-nos à reflexão. 
São 29 capítulos abordando temas atuais como: Engenharia Genética, Transplantes de Órgãos, Criogenia de seres humanos, Métodos eugênicos perturbadores, Mudança de sexo, Regressão de Memória e outros que 'têm sido motivo de controvérsia em diferentes campos do pensamento e da religião. '
Apresentando observações e opiniões hauridas na Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto de Ciência, Filosofia e Religião, Joanna de Ângelis objetiva contribuir de alguma forma para que se leve em consideração a incomparável proposta do Espiritismo, que restaura e atualiza o pensamento de Jesus, sempre vivo e estuante na mente e no coração de todos aqueles que O amam.

Temas da Vida e da Morte
Autor: Divaldo Pereira Franco
Espirito: Manoel Philomeno de Miranda
O Espiritismo oferece amplos recursos para aqueles que buscam sua transformação moral e sua libertação rumo à felicidade.
Em Temas da vida e da morte, obra do Espírito Manoel Philomeno de Miranda com psicografia de Divaldo Pereira Franco, conhecemos várias respostas da Doutrina Espírita sobre temas relevantes como destino, suicídio, reencarnação, responsabilidade, entre outros.

São dúvidas e questões cotidianas avaliadas à luz da palavra do Cristo e elucidadas com todo amor e sabedoria pelos ensinamentos espíritas.


________________Querendo deixar dicas de outros livros, deixe um comentário abaixo ou no quadro de mensagens no inicio do blog !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco seu ponto de vista,seja sempre bem vindo ao nosso cantinho!