sexta-feira, 28 de abril de 2017

PENSAMENTOS DE ALLAN KARDEC


A MENSAGEM DO ANTIGO DRUIDA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS[1]
E haverá no mundo uma religião única, bela e digna de Deus, dirigida pela ‘A Verdade’. Os seus fundamentos já foram lavrados.[2]
MUITOS MESTRES, MUITAS VERDADES, E MUITOS DISCÍPULOS CONFUSOS.
Ao longo da história, tomamos conhecimento de inúmeros missionários, disseminadores de revelações espirituais específicas, fundadores de novas escolas espiritualistas das mais diferentes interpretações. Nos dias de hoje enxameiam sacerdotes, pastores, médiuns, gurus, mestres, magos, sensitivos, hierofantes, mediadores entre homens e forças superiores. Todos são portadores de novas revelações. Alguns são bem intencionados e sinceros, outros excêntricos e egocêntricos. Mas, a maioria destes novos missionários, atribuem para si mesmos a posse do verdadeiro conhecimento, ou, no mínimo, se auto proclamam os verdadeiros propagadores da verdade.
Assim, podemos constatar: há muitos “mestres”, muitas “verdades”, mas também, muitos discípulos confusos.
A DESMISTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO SECRETO
Allan Kardec, embora tido pelos espíritas como um missionário, jamais se proclamou como tal. Sua doutrina não é produto de uma tese pessoal, de cunho personalista, elaborada por revelação em algum “lugar santo”, isolado, após alguma superexperiência mística e solitária, totalmente subjetiva.
Sua mensagem não tem caráter dúbio, secreto, iniciático, simbólico, ainda que em sua essência estejam elementos do conhecimento perdido das antigas escolas de mistério, outrora revelado por luminares guardiões desse conhecimento espiritual, cuja disseminação perpetuava-se de boca a ouvido, à meia luz dos grandes templos de mistérios de todas as grandes civilizações do passado.
Seu corpo doutrinário é exposto de forma exotérica (exposto ao público e não esotérica = fechada dentro de um grupo) e didática, desmistificando a aura de mistério, de sobrenatural e maravilhoso que tanto impressiona os incautos, mas que também fascina os orgulhosos e manipuladores do bom-senso.
TRÊS TIPOS DE PESSOAS QUE HOSTILIZAM ALLAN KARDEC E SUA MENSAGEM
Este insigne missionário ainda é praticamente desconhecido em nossos dias, assim como sua mensagem, que se constitui uma exaltação à lógica e à moral para o homem contemporâneo, mais emancipado de atavismos.
Allan Kardec é hostilizado por três classes de pessoas:
1.     Pessoas de mentalidade materialista, espiritualmente incultas, incapacitadas para compreender algo que transcenda o limitado alcance dos cinco sentidos.
2.     Pessoas bem intencionadas, porém, presas a dogmas de fé, ainda inaptas a apreender a essência abrangente de sua mensagem. São sinceros em suas convicções, embora estas sejam frágeis, embasadas na fé cega e no comportamento imediatista, hiperatrofiado pelo excessivo enfoque ao culto exterior.
3.     Pessoas que reconhecem, mas temem o alcance e a profundidade de sua revelação, em função de interesses escusos e mundanos. Às vezes também, por estarem atados, consciente ou inconscientemente, a convicções próprias e, assim, preferem combatê-lo e repudiá-lo. Normalmente, são de mentalidade preconceituosa e fundamentalista, vivendo acomodados aos mais aprisionadores atavismos.
A MENSAGEM QUE SATISFAZ MENTE E CORAÇÃO
Allan Kardec traz uma mensagem libertadora. Uma revelação interessantíssima, com impacto direto sobre o coração, pelas vias do raciocínio, a todo ser humano não preconceituoso, com ouvidos para ouvi-la e disposição para estudá-la, discerni-la, senti-la, praticá-la, para só assim, então, começar a compreendê-la.
Este incomparável missionário da religião interior, cujo exemplo, senso moral e aspiração elevada dão testemunho da grandeza intocável de seu espírito superior, pode ser conhecido em plenitude através do legado incomparável de sua obra que, na verdade, nada mais é senão a compilação de um sopro provindo de horizontes mais longínquos, tingidos pelas cores de um novo e desconhecido alvorecer — faixas vibracionais onde atua a existência supra dimensional do homem.
O MENINO DE OLHOS CLAROS, DE PERSONALIDADE ENÉRGICA E PERSEVERANTE.
Aquele que hoje conhecemos pelo nome de Allan Kardec chamava-se Hippolyte Léon Denizard Rivail. Nascido em Lyon, França, às 19h do dia 3 de outubro de 1804, era filho de antiga família lionesa, católica, nobre e de tradição. Foram seus pais Jean-Baptiste Antoine Rivail, respeitável advogado e juiz do tribunal de Lyon, e Jeanne Louise Duhamel.
Hippolyte desde cedo mostrou inclinação para os estudos filosóficos e científicos.
Privilegiado pela atmosfera de um lar harmonioso teve seu desenvolvimento espiritual e cultivo de sua notável inteligência favorecidos pela sabedoria e bondade de seus pais.
Era um menino simpático e robusto, de testa ampla, olhos cinzentos, bem claros, quase azuis e de grande vivacidade. Tranquilo e moderado, seu temperamento equilibrado denotava personalidade enérgica e perseverante.
ÉPOCA DE GUERRAS E DESCRENÇA
O pequeno Rivail nasceu em uma época de graves agitações políticas, conflitos sociais e religiosos, não apenas na França, mas em todo o mundo. Era a época de Napoleão I. Os franceses sofriam o peso de intermináveis chacinas e toda a Europa se transformara em sangrento campo de batalha.
O materialismo, a descrença, a intolerância religiosa predominavam. Os membros proeminentes do clero, com raras exceções, compartilhavam avidamente da roda dos interesses mundanos, tragicamente esquecidos do exemplo do Sublime Nazareno, de quem se auto intitulavam legítimos representantes na Terra.
Em razão dos abusos desses sacerdotes, que jamais esconderam sua predileção por César, além de suas superficiais interpretações teológicas que unicamente fomentavam o culto exterior, os homens do povo se revoltavam e os mais cultos passavam a duvidar das realidades espirituais.
O ALVORECER DA RELIGIÃO INTERIOR
Surgiam, então, novos filósofos, escritores, cientistas e artistas que negavam a existência de Deus e a imortalidade da alma.
O materialismo erguia o seu cetro sobre o império do ceticismo e da indigência existencial.
Todas as exterioridades da Igreja, as semeaduras de descrença da filosofia, da ciência e da arte, geravam enorme inquietação espiritual nas almas, fomentavam um amargo vazio interior.
Mas justamente quando o Positivismo de Auguste Comte preconizava o absurdo da negação e o Catolicismo extravagantemente proclamava, com Pio IX, a infalibilidade papal (o papa não erra), o céu deixava cair a revelação abençoada dos túmulos, que começaria a germinar, gradativamente, nos canteiros da razão e do sentimento do homem contemporâneo, promovendo a essencial revolução íntima e silenciosa, que culmina no alvorecer da religião interior.
LYON, A “CIDADE DOS MÁRTIRES”
O menino Hippolyte tinha o hábito de meditar sobre as águas contrastantes de dois rios de sua cidade natal: o Sona, sereno e inspirador, quase imóvel, e o Ródano, impetuoso e lendário. Virgílio, o famoso poeta romano, cantou o Sona em seus versos. Já o Ródano, fora o rio dos navegadores gauleses, dos fenícios, dos gregos e dos romanos. Sobre suas águas Potino trouxera para Lyon o Evangelho de Jesus Cristo.
Rivail amava sua querida Lyon. Sentia prazer em visitar as velhas ruínas e os lugares tradicionais da cidade que fora, outrora, a capital da Gália Romana.
Absorto em meditações, o pequeno missionário visitava os teatros romanos em ruínas, as antigas construções cristãs, os bairros operários e os museus. Aprendera que Lyon fora a “cidade dos mártires” e que, nos primórdios do Cristianismo, abrigara o sangue de inúmeros mártires, sacrificados pela intolerância dos romanos, tais como Potino, quase centenário, arrastado e espancado por cruéis verdugos… a jovem escrava Blandina, submetida a torturas e à morte no anfiteatro… o menino Pôntico, de apenas quinze anos… Átalo, Alexandre e muitos outros…
Assim, seus olhos mergulhavam num tempo perdido e insondável, naquela presente e, ao mesmo tempo, distante terra dos gauleses, tida pelos antigos autores, Lucano, Horácio e Florus como “depositária dos mistérios do nascimento e da morte…”
O PROFESSOR QUE ERA CHAMADO DE “PAI”
Aos 12 anos, Rivail concluiria seus estudos em sua amada Lyon. Seus pais, desejosos em lhe oferecer boa educação, vivendo o clima das lutas religiosas reinantes na França de então, entenderam por bem confiar o único filho ao famoso educador Johann Heinrich Pestalozzi, o mais sábio, respeitado e célebre professor daquele tempo, precursor da moderna educação, da chamada “escola ativa”; e fundador da primeira escola profissional do mundo, na Suíça.
Doutor em direito e professor de história na Universidade de Zurique, Pestalozzi consagrou sua inteligência, seu tempo, seu coração e sua vida à causa dos órfãos e da infância desamparada, vitimada pelas guerras. Foi inspirador dos famosos “jardins de infância” de Froebel e disseminador de abrigos educativos em várias cidades de sua pátria. Seus evoluídos conceitos sobre educação espalharam-se pela Europa e pela América, reformando o antigo sistema das escolas.
Benfeitor da humanidade manuseava a bíblia todos os dias. Educador de órfãos e de príncipes, era justo e bom, sustentador de ideias liberais.
Desfrutaria o menino Rivail a companhia desse mestre em excelência, verdadeiro formador de caráter. Tão amado era que seus alunos o chamavam de “pai” Pestalozzi.
NO CASTELO ÀS MARGENS DE UM ANTIGO LAGO GAULÊS
O famoso Instituto Pestalozzi ocupava um antigo castelo em Yverdon — a mesma cidade gaulesa antiquíssima de Elbrodunum. O edifício, ladeado por quatro grandes torres, erguia-se às margens do Lago de Neuchatel.
Foi na atmosfera inspiradora e pacífica deste velho castelo que Rivail conviveu com seu educador durante oito anos, preparando-se para o magistério. Dele absorveu a bondade e a sabedoria proveniente de seu espírito superior, cujo coração grandioso abrigava com carinho e afeto as crianças ricas, mas também as pobres, fazendo de seu famoso instituto um oásis de harmonia e estudo num mundo, lá fora, de guerras e ignorância.
O DISCÍPULO SUBSTITUI O MESTRE
Após dois anos de sua chegada à Suíça, com 14 anos, o adolescente Rivail já lecionava para alguns de seus colegas, em classes a ele confiadas por Pestalozzi.
Dedicado ao estudo das diversas disciplinas do curso normal do Instituto, estudou ainda teologia, filosofia e diversas línguas. Adquiriu consistentes conhecimentos em medicina, apresentando brilhante tese por ocasião de sua formatura.
Ainda em Yverdon, aos 19 anos, interessaram-se pelos estudos do magnetismo, na época, catalisador do interesse dos sábios e médicos da França e outros países europeus.
Já moço, Rivail recebeu toda a confiança de seu mestre, tornando-se o discípulo predileto. Todas as vezes que Pestalozzi se ausentava do Instituto, o jovem lionês assumia sua direção, coordenando e lecionando os mais variados cursos.
MENTALIDADE TOLERANTE E LIBERAL
Nessa atmosfera pacífica e de fertilidade cultural-espiritual, o jovem, católico até então, conheceu dissabores e desgostos por parte de alguns protestantes de Yverdon. Mas ele nunca se abateu. Ao contrário, fortaleceu e aprimorou seu sentimento de tolerância e respeito às crenças alheias. Talvez, até, sob as sombras do castelo do Instituto, tenha cogitado uma reforma espiritual que fizesse desaparecer ódios religiosos e reunificasse o Cristianismo, de acordo com o Espírito de Amor de Jesus.
Em 1824, Pestalozzi, já velho e esgotado, providenciava o fechamento do famoso instituto, em decorrência dos incontáveis sofrimentos morais por que passava. Rivail, completara vinte anos. Mestre e discípulo se abraçam e se despedem. O jovem professor parte para Paris, França, levando na intimidade de sua alma, as lições inesquecíveis do grande educador, cuja influência moral jamais deixaria de inspirá-lo, durante todos os grandes momentos de sua vida missionária.
O JOVEM PROFESSOR RIVAIL; SEU INSTITUTO E SUAS OBRAS.
Com larga experiência de magistério, pois iniciara aos 14 anos, na Suíça, o jovem professor Rivail, como passa a ser conhecido, inicia sua carreira, bacharelado em ciências e letras.
Em 1824, publica, na capital francesa, suas primeiras obras: “Aritmética do 1.º Grau” e um “Curso Teórico e Prático de Aritmética”, segundo o método de Pestalozzi (em dois volumes).
Um ano depois, com vinte e um anos, publica nova obra: “Escola de Primeiro Grau” e funda um colégio nos moldes do Instituto de Yverdon, denominado “Instituto Educacional Técnico”. Disposto ao trabalho, mas não dispondo de recursos financeiros, torna-se então sócio de um tio, irmão de sua mãe, que lhe provê o capital necessário para as instalações da escola.
Publica vários outros livros com ampla aceitação em todo o país: obras sobre matemática, sobre a língua francesa, sobre física, fisiologia e astronomia. Muitas de suas obras foram adotadas pela Universidade da França, o que atesta o alto valor dos livros do jovem professor.
NOTORIEDADE E VIGOR CULTURAL
Rivail continua seus estudos lingüísticos na França. Além de sua língua pátria, conhecia profundamente o inglês, o alemão e o holandês. Falava, também, o italiano e o espanhol e possuía sólidos conhecimentos do latim, do grego e do gaulês.
Essa grande capacitação do jovem professor deu-lhe notoriedade ao mundo da cultura francesa, principalmente, com a publicação de uma obra importantíssima, editada em 1831, aos 27 anos: “Gramática Francesa Clássica”. Ainda no mesmo ano, o já famoso professor apresenta à Academia Real de Arrás um importante trabalho: “Qual o Sistema de Estudos mais em Harmonia com as Necessidades da Época?”. Nesta obra, ele abrange o tema da reforma dos estudos clássicos. Essa tese alcançou o primeiro prêmio da Academia, que lhe conferiu medalha de ouro e reconhecimento no meio cultural.
Tornou-se conhecido na Alemanha por traduzir para o alemão várias obras de educação e de moral, principalmente de Fénelon que, posteriormente, se apresentaria, em espírito, a Allan Kardec como um dos integrantes da equipe de espíritos encarregados em transmitir a Terceira Revelação.
AMÉLIE BOUDET, COMPANHEIRA INSEPARÁVEL DE TODOS OS MOMENTOS.
Hippolyte Rivail prossegue pela vida revelando-se um trabalhador de fôlego, sempre acordando muito cedo, lecionando, escrevendo, traduzindo. Depois de algum tempo, com os frutos de seu trabalho honesto, conquista uma relativa estabilidade econômica.
Aos 27 anos, casa-se com distinta professora, a senhorita Amelie Boudet, uma jovem culta, poetisa e pintora que conhecera no “Instituto Educacional Técnico”. Lecionava letras e belas-artes.
Foram muito felizes, verdadeiramente unidos na alegria e na dor dos grandes testemunhos. O amor de ambos transcendeu os estreitos limites de um casamento comum, estendendo-se à humanidade, no esforço pela divulgação de uma imprescindível revelação do Alto concedida à Terra.
“TRABALHO, SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA”
Rivail notabilizou-se através de inúmeras sociedades culturais da França. Torna-se sócio honorário da “Sociedade de Estudos Gramáticos de Paris”; sócio catedrático do “Instituto Histórico da França”, membro da “Sociedade de Ciências Naturais da França” e de muitas outras instituições parisienses e outras cidades.
Em razão da inconsequência de seu tio e sócio, jogador inveterado, Rivail atravessa seríssimas dificuldades em 1835, sendo forçado a fechar seu Instituto para não acarretar prejuízos a terceiros.
Liquidado o Instituto, recebe determinada quantia a ele correspondente, confiando-a a um amigo comerciante. Dias depois, esse comerciante abre falência, nada deixando aos credores.
Esses dois reveses não abatem o ânimo do casal. Rivail e Gaby, como era conhecida Amélie na intimidade, dispõem-se a todos os sacrifícios. Sob o lema de Rosseau “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”, recebido de Pestalozzi, na Suíça, ambos trabalham, irmanam-se no espírito de solidariedade conjugal, perdoando sempre e tolerando com resignação as duras provas da vida.
LECIONANDO GRATUITAMENTE A JOVENS FRANCESES DESFAVORECIDOS
Uma das inquestionáveis provas da elevada condição moral de Rivail está no fato de receber alunos pobres em sua própria casa, justamente na fase financeira mais difícil de sua vida. Leciona-lhes, gratuitamente, durante cinco anos, cursos de química, física, astronomia e anatomia comparada. Esses cursos beneficiam inúmeros jovens e adolescentes franceses, encerrando exemplo vivo de amor e caridade, recebido de seu mestre Pestalozzi, remanescente em seu coração generoso. O dedicado professor não é indiferente às grandes dificuldades desses muitos estudantes desfavorecidos.
Nessa sua difícil fase, durante o dia encarrega-se da contabilidade de três estabelecimentos comerciais. À noite, continua trabalhando, escrevendo novas obras didáticas, traduzindo livros ingleses e alemães para editoras francesas e dando aulas particulares nos cursos de Levy-Alvarés. Leciona, ainda, diversas disciplinas no “Liceu Polimático”, onde assume o cargo de diretor.
O FENÔMENO DAS “MESAS GIRANTES”
Em 1854 Rivail, com 50 anos, é um mestre respeitado, escritor reconhecido com obras didáticas adotadas pela Universidade da França. Equilibrado, sua mente está amadurecida e o coração sereno e compassivo, pronto para dar início ao cumprimento da missão que haveria de desempenhar.
A França, assim toda a Europa estava com a atenção voltada para os fenômenos das chamadas “mesas girantes”. Pessoas de todos os níveis culturais e sociais, indiferentemente de suas convicções religiosas, estavam às voltas com sessões em que se realizavam fenômenos de efeitos físicos.
Nessas sessões, as mesas eram movimentadas por entidades espirituais, respondendo, por códigos, às perguntas feitas pelos participantes.
Muitas pessoas sérias, orientadas por espíritos bondosos e sábios, obtinham comunicações elevadas e interessantes. Mas em geral, esses fenômenos se davam para o divertimento dos salões parisienses, alheios para compreender a extensão do novo fenômeno.
DO CETICISMO À INVESTIGAÇÃO CRITERIOSA
Foi o magnetizador Fortier quem falou ao professor Rivail sobre esses espantosos fatos mediúnicos. Outro amigo, companheiro de juventude, um corso de nome Carloti, também lhe chamou a atenção sobre tais acontecimentos inexplicáveis.
Em razão de sua mentalidade crítica e científica, o respeitado professor manteve-se reservado e distante. Até que um dia, no lar dos amigos sr. Pârtier e senhora Plainemaison, pela primeira vez, assiste a diversos fenômenos mediúnicos, onde as mesas saltavam e corriam, sozinhas.
O que o professor via em casa de seus amigos, repetia-se por todas as partes do mundo. Mas os assistentes, com raras exceções, pareciam não compreender o alcance de tudo aquilo, fazendo dessas reuniões um passatempo ocioso e fútil.
Mais tarde, diria Allan Kardec: “Entrevi naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenômenos, qualquer coisa de sério, como que a revelação de uma nova lei, que tomei a mim mesmo investigar a fundo”.
Assim, Rivail mudaria o rumo dos experimentos, dirigindo perguntas filosóficas, recolhendo informações, comparando-as, categorizando-as. Em sessões especiais, utilizaria a mediunidade de duas meninas, filhas de seu amigo Boudin, Caroline e Julie, quando recebe a maior parte dos ensinamentos contidos em O Livro dos Espíritos.
O ANTIGO DRUIDA REAPARECE
Através de um espírito guia da família Boudin, Rivail tomou conhecimento de que se chamara Allan Kardec, numa existência anterior, ao tempo de Júlio César, na Gália, na verdade, antigo nome do território francês. De acordo ainda com esse espírito amigo, que se apresentava com o nome de Zéfiro, declarou ainda ser o professor Rivail um antigo sacerdote gaulês — um druida. O próprio Zéfiro teria sido seu discípulo e companheiro de tarefas religiosas entre os gauleses. Allan Kardec era, na hierarquia sacerdotal da época, seu superior.
Zéfiro ainda fez outra revelação: Rivail estaria novamente nas lutas terrenas para cumprir importante missão espiritual. Mais tarde, outros benfeitores espirituais confirmariam essa revelação. Todos lhe prometiam auxílio, encorajavam-no e aconselhavam-no a ter perseverança e discrição,
Os druidas foram detentores de grandes conhecimentos secretos, tradicionalmente transmitidos de boca a ouvido. Entre esses conhecimentos estavam a reencarnação, a concepção dos diferentes domínios espirituais, as diferentes categorias de espíritos, a evolução contínua do espírito, a lei de causa e efeito, entre outros.
Por ocasião do lançamento de O Livro dos Espíritos, em 1857, o professor Rivail resolveu apresentá-lo a público com o seu antigo nome gaulês — Allan Kardec.
Assim, reaparece o antigo druida, adequando conhecimentos já vivenciados e melhor apreendidos, apto a novamente transmiti-los, tornando-se verdadeiro porta-voz de uma legião de outros tantos seres espirituais, mais emancipados da ignorância espiritual que, por enquanto, ainda ensombrece a Terra.
A DOUTRINA ESPÍRITA REVELADA PELA MEDIUNIDADE DE QUATRO MENINAS
É interessante observar que a excelência doutrinária inegável do Espiritismo, codificado por Allan Kardec deve-se, em sua quase totalidade, à mediunidade de quatro meninas. Através da inocência e da potencialidade mediúnica dessas quatro inocentes crianças, foram trazidas à Terra explicações notáveis, questões complexas das mais variadas áreas da filosofia, ciência e religião, mantendo-se irrefutáveis até os dias de hoje —sobretudo o aspecto moral. Os opositores gratuitos do Espiritismo jamais tocam neste assunto, pois se trata de um fato difícil para se depreciar e muito menos para se refutar.
As meninas foram: Caroline e Julie Boudin (16 e 14 anos, respectivamente), Ruth Japhet e Aline Carlotti— verdadeiros anjos reveladores da nova mensagem do Céu para os dias futuros. As reuniões, a princípio, realizavam-se na intimidade da casa da família Boudin e as respostas dos espíritos eram transmitidas por meio da cesta de bico, a que se adaptava um lápis. As meninas punham as mãos sobre a cesta que se movia, escrevendo mensagens, com absoluta impossibilidade sincrônica de ação dos médiuns na escrita. Esses escritos, que deram origem a O Livro dos Espíritos, seriam, posteriormente, comparados aos de outros médiuns, todos rigorosamente escolhidos pelo codificador.
O antigo druida ressurgido teria ainda recebido comunicações da parte dos bons espíritos, através de outra menina médium: Ermance Dufaux. Essas mensagens tiveram por objetivo encorajá-lo na realização de uma nova empreitada: A “Revista Espírita”. Ermance, aos 14 anos, psicografara um admirável livro histórico “A Vida de Joana d’Arc, Ditada por Ela Mesma”, além de outras obras.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS: CÓDIGO PARA UMA NOVA FASE DA EVOLUÇÃO HUMANA
O Livro dos Espíritos causou grande repercussão na França. Homens de ciências e artes como o astrônomo Camille Flammarion, o grande poeta Victor Hugo, os escritores Balzac e Teophile Gautier, o pensador Léon Denis, além de inúmeros outros filósofos e literatos sentiram-se atraídos pela luz da nova revelação.
O próprio imperador da França, Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, solicita a presença de Kardec no Palácio das Tulherias e mantém longas conversações com o codificador sobre O Livro dos Espíritos.
Esta obra é o marco inicial, a pedra fundamental do Espiritismo. Mais do que isso, é também o código de uma nova fase da evolução humana.
Sobre O Livro dos Espíritos, explica J. Herculano Pires: “O livro começa pela metafísica, passando em seguida à cosmologia, à psicologia, aos problemas propriamente espíritas da origem e natureza do espírito e suas ligações com o corpo, bem como aos da vida após a morte,. para chegar, com as leis morais, à sociologia e à ética e concluir, no Livro IV, com as considerações de ordem teológica sobre as penas e gozos futuros e a intervenção de Deus na vida humana.”
A REVISTA ESPÍRITA E A SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
No dia 1.º de janeiro de 1858 surge a Revista Espírita, dirigida pessoalmente por Allan Kardec, até sua desencarnação, em 1869.
Três meses depois, é fundada a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, tendo como seu presidente espiritual o espírito de São Luis, ou Luis IX, rei da França.
Ainda neste mesmo ano, Kardec publica um pequeno livro de esclarecimentos doutrinários denominados Instruções Prática sobre as Manifestações Espíritas.
No ano seguinte, em 1859, mais uma obra do codificador é trazida à lume: O que é o Espiritismo, uma introdução aos estudos da doutrina.
VIAGENS ESPÍRITAS E A PUBLICAÇÃO DE O LIVRO DOS MÉDIUNS
Em 1860, o antigo druida ressurgido visita diversas cidades da França. O objetivo é esclarecer, confortar e incentivar os primeiros núcleos espíritas recém-formados.
Na noite de 19 de setembro, Kardec é recebido no Centro Espírita de Broteaux, único existente em Lyon, uma das cidades visitadas. À porta esperam-no Dijou, operário, chefe de oficinas, e sua esposa. É o primeiro encontro de dirigentes espíritas da História. A mão do grande pensador aperta vigorosamente os dedos calosos e ásperos do companheiro, a quem chama “irmão”.
Nos primeiros dias do ano seguinte, em 1861, o infatigável missionário publica outra obra: O Livro dos Médiuns. Considera-o como sendo “a continuação de O Livro dos Espíritos“, pois também neste, os ensinamentos pertencem aos espíritos.
Mesmo escrito há mais de 100 anos esta obra continua atualíssima e nenhuma outra, sobre a fenomenologia mediúnica, conseguiu superá-la.
Explica o codificador, na introdução: “A prática espírita é difícil, apresenta dificuldades que somente um estudo sério e completo pode prevenir”.
Ainda em setembro deste mesmo ano, Kardec viaja novamente a Sens, Macon e Lyon, constatando o desenvolvimento da doutrina, não apenas entre os instruídos e cultos, mas, também, entre os humildes e os simples de coração. Em outubro visita Bordéus.
A REAÇÃO DO CLERO ANTE O ESPIRITISMO
O ano de 1861 ainda traz um fato desagradável na história da doutrina. Allan Kardec envia obras espíritas à Espanha, a pedido do amigo Lachatre, livreiro de Barcelona. A finalidade era difundir as novas ideias naquele país.
Mesmo estando pagas as taxas da alfândega espanhola, o bispo de Barcelona apreende ilicitamente trezentos volumes e os faz queimar em praça pública, como nos antigos tempos da Inquisição.
Essa atitude do clero gerou grande revolta e muitos assistentes gritaram: “Abaixo a Inquisição!”.
Contudo, essa atitude intransigente contribuiu enormemente para a propaganda da doutrina.
A perseguição prosseguiu, dissimulada, mas acirradamente, por muito tempo. O clero nunca escondeu seu desagrado com relação à mensagem espírita.
Atualmente, a Igreja Católica, através dos esforços ecumênicos do Papa João Paulo II e também em função de comissões enviadas pelo Vaticano, para observação de fenômenos paranormais e de Transcomunicação Instrumental, reconhece, em seu Novo Catecismo, a possibilidade de comunicação com as almas dos “mortos” e até permite, em alguns casos e com reservas, essas comunicações.
“O ESPIRITISMO EM SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES”
A 15 de janeiro de 1862 aparece um pequeno livro intitulado O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples, também de autoria do antigo druida. Trata-se de uma síntese da Doutrina, escrita com simplicidade, “ao alcance de qualquer inteligência”, esclarece o missionário.
Este livro alcança uma repercussão intensa, cumprindo anterior previsão de um de seus guias espirituais, que afirmara: “Este pequeno livro produzirá um efeito que não esperas… Será difundido com grande amplitude e penetrará toda parte”.
De fato, a Doutrina se espalha pela Europa, pela América, pelo norte da África, pelos países da Ásia. As obras de Allan Kardec são traduzidas para vários idiomas. Em pouco tempo, apenas O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples ganha versão para nove idiomas: alemão, inglês, português, polonês, grego moderno, italiano, espanhol, russo e croata…
“VIAGEM ESPÍRITA DE 1862”
Os espíritas de Lyon e de Bordéus, nesse mesmo ano de 1862, recebem mais uma vez a presença do codificador. Durante os meses de setembro e outubro, sob rigoroso inverno, o missionário realiza longa excursão de divulgação dos princípios da Doutrina. Visita vinte cidades da França, discursando cinquenta vezes, unificando o pensamento e a conduta dos espíritas.
Essa viagem originou duas publicações: Viagem Espírita de 1862, e Refutações às Críticas contra o Espiritismo.
Em um de seus discursos, nessa sua peregrinação espírita, o antigo druida afirma: “Homens da mais alta posição honram-me com sua visita, porém nunca, por causa deles, um proletário ficou na antecâmara. Muitas vezes, em meu salão, o príncipe se assenta ao lado do operário. Se se sentir humilhado, dir-lhe-ei simplesmente que não é digno de ser espírita. Mas, sinto-me feliz em dizer, eu os vi, muitas vezes, apertarem-se as mãos, fraternalmente, e então, um pensamento me ocorria: ‘Espiritismo, eis um dos teus milagres; este é o prenúncio de muitos outros prodígios! ’”
“O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”
TRATADO MORAL DOS ENSINAMENTOS DE JESUS
Kardec publica, em 1864, uma pequena brochura: Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas e também a obra que se consiste em verdadeiro tratado moral dos ensinamentos de Jesus: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Inspirada e inteligentemente, o antigo druida esclarece o objetivo dessa obra notável: Podemos dividir as matérias contidas nos Evangelhos em cinco partes:
1)     Os atos comuns da vida do Cristo;
2)     Os milagres;
3)     As profecias;
4)     As palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da igreja;
5)     O ensino moral.
Se as quatro primeiras partes têm sido objeto de discussões, a última permanece inatacável.
Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É o terreno em que todos os cultos podem encontrar-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, por mais diferentes que sejam as suas crenças. Porque nunca foi objeto de disputas religiosas, sempre e por toda parte provocadas pelos dogmas. Se os discutissem, as seitas teriam, aliás, encontrado nele a sua própria condenação, porque a maioria delas se apegaram mais à parte mística do que à parte moral, que exige a reforma de cada um. Para os homens, em particular, é uma regra de conduta, que abrange todas as circunstâncias da vida privada e pública, o princípio de todas as relações sociais fundadas na mais rigorosa justiça. É, por fim, e acima de tudo, o caminho infalível da felicidade a conquistar, uma ponta do véu erguida sobre a vida futura. “É essa parte que constitui o objeto exclusivo desta obra”.
NO CATÁLOGO DOS LIVROS PROIBIDOS
Prossegue o ano de 1864. O Espiritismo ganha vulto com extraordinária rapidez. Dando mostras de sua intolerância, explícita no auto-de-fé de Barcelona, a Igreja Católica Romana inclui em seu Índex, ou seja, no seu Catálogo dos Livros Proibidos, as seguintes obras de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho Segundo o Espiritismo.
O codificador não se abate. Continua levando a bom termo sua missão, tornando-se respeitado pelo seu bom-senso e conduta moral irrepreensível.
Faz uma visita à Suíça, a terra de Pestalozzi. Regressando a Paris é chamado pelos espíritas de Bruxelas e de Antuérpia para uma visita às suas associações belgas.
“O CÉU E O INFERNO – A JUSTIÇA DE DEUS SEGUNDO O ESPIRITISMO”
Em agosto, de 1865, é publicado pela Livraria Espírita de Paris seu novo livro: O Céu e o Inferno – A Justiça de Deus Segundo o Espiritismo.
Explica o codificador que o homem carrega dentro de si a necessidade de crer, mas para que essa crença satisfaça a seus anseios, ela deve corresponder às suas necessidades intelectuais.
Assim, a crença na sobrevivência do espírito e a possibilidade de comprovação de sua existência supramaterial serão o primeiro ponto de contato das diversas interpretações religiosas que igualmente proclamam essas mesmas realidades, porém, cada uma a seu modo.
Elucida Allan Kardec: “Por instinto tem o homem a crença no futuro, mas não possuindo até agora nenhuma base certa para defini-lo, a sua imaginação fantasiou os sistemas que deram causa à diversidade de crenças. A Doutrina Espírita sobre o futuro — não sendo uma obra de imaginação mais ou menos arquitetada engenhosamente, porém o resultado da observação de fatos materiais que se desdobram hoje à nossa vista — congraçará como já está acontecendo, as opiniões divergentes ou hesitantes e trará gradualmente, pela força das coisas, a unidade de crenças sobre esse ponto, não já baseada em simples hipótese, mas na certeza. A unificação feita relativamente à sorte futura das almas será o primeiro ponto de contato dos diversos cultos, um passo imenso para a tolerância religiosa em primeiro lugar e, mais tarde, para a completa fusão”.
ELEVANDO-SE, PELO PENSAMENTO, ACIMA DA HUMANIDADE
Não resistindo ao excesso de trabalho, em 1866, Allan Kardec cai enfermo. Mesmo assim, logo que se restabelece, retorna aos seus inúmeros deveres de missionário, cuidando da Revista Espírita, dirigindo a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, respondendo às cartas provindas das localidades mais distantes do mundo, socorrendo silenciosamente os sofredores e doentes, preparando novos livros e publicações doutrinárias.
Allan Kardec passa a ser alvo de terríveis perseguições, não apenas por parte do clero, mas também, sofre a traição dos próprios companheiros. Mas sempre a generosidade de seu coração soube suplantar a todas essas injúrias. Seus escritos e sua conduta falam a favor de sua invariável delicadeza de linguagem, jamais ferindo ou ofendendo seus adversários. Em toda e qualquer celeuma, escrita ou verbal, sua superioridade moral prevalece sobre seus contendores.
E quando se via golpeado pela injúria ou pela maledicência, quando vítima de inveja e ingratidão, ele mesmo dizia, que nessas horas dolorosas da vida, procurava se elevar, através do pensamento, acima da humanidade e se colocava, mentalmente, no mundo invisível, imaginando-se na pátria espiritual, por antecipação, tornando-se inacessível para as maldades humanas, que já não mais o atingiam. Conta, ainda, que se habituou de tal maneira a esse exercício espiritual que a maldade dos homens nunca mais o pertubaram…
“DA PARTE DOS BONS ESPÍRITOS”
Sua forma de praticar o bem, socorrendo os aflitos e necessitados, sempre foi oculta, conforme ensinava Jesus: “Não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita”.
Conta Alexandre Delanne, pai do cientista e escritor espírita Gabriel Delanne, que conhecera um pobre velhinho confinado a extrema pobreza. Mesmo assim, em suas privações, vivia resignado, graças à leitura de uma pequena brochura de Alllan Kardec, que lhe fora oferecida. Certo dia, ao tomar conhecimento desse fato, relata Delanne, o grande missionário chorou. E com lágrimas nos olhos, enviou uma soma em dinheiro ao pobre ancião e, além disso, vários volumes de suas obras.
Por não ter filhos, era com amor paternal que amava e amparava os pobres e os sofredores. Visitava as moradas do infortúnio e adentrava, anonimamente e com passos resolutos, com sua companheira Gabi, ambientes onde a dor lancinava o corpo e a alma. Visitava detentos e doentes, enviava recursos monetários às famílias necessitadas, em envelopes fechados, sem indicar a procedência. Nos envelopes escrevia apenas: “Da parte dos Bons Espíritos”.
O CONTINUADOR DA OBRA DE KARDEC
Em 1867, juntamente com sua inseparável companheira, faz nova viagem a Bordéus, Orleães (a cidade que Joana D´Arc libertou dos ingleses), e Tours, realizando conferências e ensinamentos. Em Tours acontece o encontro de Kardec com um jovem de vinte e um anos, que seria um de seus grandes discípulos e continuador de sua obra: Léon Denis.
Um dos mais profundos pensadores espíritas, Denis deixou obras notáveis, entre elas, “O Problema do Ser do Destino e da Dor”, “Depois da Morte”, “Cristianismo e Espiritismo”, “No Invisível”, entre outras.
Seu continuador, ao estabelecer suas pesquisas e expressar sua linha de pensamento sobre as realidades da alma, afirmaria em “O Problema do Ser…”: “Adotamos aqui os termos, as vistas os métodos de que se serviu Allan Kardec, como sendo os mais seguros, reservando-nos o acrescentar ao nosso trabalho todos os desenvolvimentos que resultaram das investigações e experiências feitas nos cinquenta anos decorridos desde o aparecimento de suas obras”.
A GÊNESE
Em 1868, o grande missionário publica uma obra de grande valor científico: “A Gênese — Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”. Nesta obra o codificador deixa o campo exclusivamente doutrinário para evidenciar as relações do Espiritismo com a ciência. Os dados espíritas lhe servem para colocar o problema da origem planetária em termos científicos, desmistificar a distorção do Cristo sobrenatural, criado pelo Cristianismo distorcido de suas raízes simples e consoladoras, conspurcado pela enfatização superatrofiada nos milagres e no sobrenatural.
Allan Kardec soube esclarecer, na Gênese, que os fatos das manifestações espíritas nada têm de extra-humano, na verdade, é a humanidade espiritual que vem conversar com a humanidade corporal e dizer:
“Nós existimos, logo o nada não existe. Eis o que somos e o que sereis. O futuro vos pertence, assim como a nós. Vosso caminho estava nas trevas, e viemos clareá-lo, e vos abrir as vistas. Não tínheis direção, indo ao acaso, e nós vos apontamos o objetivo. A vida terrestre era tudo para vós, porque nada era por vós percebido, do lado de lá. Nós viemos informar-vos, mostrando-vos a vida espiritual: a vida terrestre nada é. Vossa visão parava no túmulo, nós vos mostramos, além dele, um horizonte esplêndido. Ignoráveis porque sofríeis sobre a terra, agora, no sofrimento enxergais a justiça de Deus. O bem parecia não produzir frutos, e, de agora em diante, terá um objetivo e será uma necessidade. A fraternidade não era senão uma bela teoria, e agora se assenta sobre uma lei da Natureza. Sob o império da crença de que tudo acaba com a morte, a imensidade é vazia; o egoísmo reina entre vós como senhor, e vossa palavra de ordem são: ‘Cada um por si’. Com a certeza do futuro, os espaços se povoam ao infinito, o vácuo e a solidão não existem em parte alguma, a solidariedade liga todos os seres, de um lado e de outro do túmulo. É o reino da caridade com a divisa: ‘Um por todos e todos por um’. Enfim, alcançado o termo da vida, dizíeis um eterno adeus aos que vos são caros, enquanto que agora lhes direis: ‘Até a vista!’”
O RETORNO À VIDA MAIOR
Em princípios de 1869, o grande missionário prepara-se para transferir-se de sua casa, da Rua de Sant’Ana, para a Vila Ségur. A Sociedade de Estudos Espíritas, sempre bem conduzida pelo codificador, reorganiza-se sobre novas bases. A “Revista Espírita” prossegue como o veículo oficial catalisador e disseminador do Espiritismo em vários países.
Allan Kardec planeja muitas coisas em favor da Doutrina. Intenciona escrever novas obras e construir uma casa-abrigo para os trabalhadores do Espiritismo que envelhecessem sem recursos. Com as economias provenientes de suas obras pedagógicas, comprara um terreno na Avenida Ségur.
No dia 31 de março de 1869, entre 11 e 12 horas da manhã, ao atender a um visitante que lhe solicita um exemplar da “Revista Espírita”, repentinamente, a velha enfermidade do coração liberta seu grandioso espírito.
CONCLUSÃO:
A POSSIBILIDADE DE SER E TORNAR-SE CADA VEZ MAIS E MELHOR
A mensagem espírita, bem compreendida em teoria e prática, descortina a seus adeptos um vasto horizonte religioso-filosófico-científico, proporcionando um gradativo refinamento de cogitações e consequente elevação de aspirações.
Uma educação espiritual consistente, não coercitiva, racional e consoladora — este é o legado de Allan Kardec, o antigo druida ressurgido. Sua mensagem é destinada às gerações futuras, mais despojadas e sublimadas pela dor do milenar desengano resultante da pertinente transgressão às leis divinas. Estas gerações compreenderão a Terceira Revelação, pois que a viverão em profundidade. A evidência da vida ultrafísica se imporá, irrefutavelmente, convergindo a humanidade para a religião interior, cósmica, referida por Jesus como a que seria vivenciada “em espírito e verdade” — unificando o rebanho disperso em torno do único Pastor.
Mesmo assim, ainda hoje, se adotarmos por base a noção do ser pensante, como o fez Descartes, temos nos princípios essenciais do Espiritismo os meios concisos de desenvolver essa noção, desdobrá-la, pois poderemos afirmar com Léon Denis:
“O primeiro princípio do conhecimento é a ideia do Ser (Inteligência e Vida). A ideia do ser impõe-se: Eu sou! Esta afirmação é indiscutível. Não podemos duvidar de nós mesmos. Mas, esta ideia, só, não pode bastar; deve complementar-se com a ideia de ação e vida progressiva: Eu sou e quero ser, cada vez mais e melhor!”
Ao que a voz do próprio Mestre, pelo decorrer das eras, continua a ressoar, exortando: “Sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus…”
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1)      A Gênese – Allan Kardec / Editora Lake
2)         A Vida de Allan Kardec para as Crianças – Clóvis Tavares / Editora Lake
3)         Allan Kardec – Vol. I, II, e III – Zêus Wantuil e Francisco Thiesen / Federação Espírita Brasileira – FEB
4)         Allan Kardec (O Druida Reencarnado) – Eduardo Carvalho Monteiro / Editora EME
5)         O Céu e o Inferno – Allan Kardec / Editora Lake
6)         O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec / Editora Lake
7)         O Livro dos Espíritos – Allan Kardec / Editora Lake
8)         O Livro dos Espíritos e sua Tradição Histórica e Lendária – Canuto Abreu / Edições LFU
9)         O Livro dos Médiuns – Allan Kardec / Editora Lake
10)       O Problema do Ser, do Destino e da Dor – Léon Denis / Editora Federação Espírita Brasileira – FEB
11)       Obras Póstumas – Allan Kardec / Federação Espírita Brasileira – FEB
12)       Revista Espírita n.º 4, Abril de 1858, Allan Kardec / Instituto de Difusão Espírita – IDE
13)       Viagem Espírita em 1862 – Allan Kardec / Casa Editora O Clarim





[2]   Comunicação acima recebida pela mediunidade da menina Ruth, uma das quatro sensitivas adolescentes que serviram de instrumentos para o recebimento de O Livro dos Espíritos, cujas informações, transmitidas pelos Espíritos Superiores, foram compiladas por Allan Kardec.

domingo, 23 de abril de 2017

VOCÊ SABE QUEM FOI D. PEDRO II

VOCÊ SABE EM VIDAS PASSADAS, 
QUEM FOI D. PEDRO II

Existem pouquíssimos relatos acerca da vida do soldado romano que perfurou Jesus. O seu nome era Longinus. Ele tinha um problema ocular no qual dificultava sua visão, e para que ninguém soubesse do seu problema de visão, e nem coloca-lo para fora do exercito romano, ele procurava lutar sem medo e com destreza tinha força e velocidade em sua lança. E com o passar do tempo, perto de se aposentar, foi enviado para Jerusalém para designar seu último serviço como comandante de guarda. Seu nome Longinus é derivado do grego que significa “uma lança”, é referido como tendo sido o soldado romano que perfurou Jesus com uma lança (Jo 19,34), ou como o centurião que, na crucificação, reconheceu Jesus como “o filho de Deus” (Mt 27,54; Mc 15,39; Lc 23,47)
Durante o percurso do calvário Longinus escutou alguns homens do Sinédrio comentar que os joelhos de Jesus deveriam serem quebrados, pois, as profecias diziam que o messias não teria nenhum osso quebrado (Salmo34:20 – Êxodo12:46), e também pelo fato de que ao pôr do sol iria iniciar-se o Shabat, para que os corpos dos condenados não profanassem o dia santo, assim os seus joelhos deveriam serem quebrados para apressar a morte e para que a profecia não fosse cumprida. Longinus escutando tal conversa ficou indignado com tal perversidade articulada contra um homem humilde, já com o corpo abatido, e sem ter realizado nenhuma reclamação ou revolta estando em tal situação.
Então, no momento de quebrarem os joelhos dos crucificados, Longinus vai até Jesus, e assim para comprovar-lhe o óbito sem a necessidade dos seus joelhos serem quebrados como queria o Sinédrio, perfurou-lhe o corpo com uma lança. O líquido saído do corpo de Jesus bateu nos olhos do Longinus, curando-o instantaneamente da sua grave doença ocular, e também o curando na alma, pois atribui-se a ele as palavras de um soldado presente na hora da morte de Jesus: “Verdadeiramente este homem era o filho de Deus.” Depois desse fato Longinus converteu-se e abandonou o exercito romano.
Após abandonar o exercito romano por causa de sua conversão, Longinus fugiu para Cesárea e, depois, Capadócia, na atual Turquia. Mas, foi descoberto pelo Governador da Capadócia e denunciado a Pôncio Pilatos. No processo, foi acusado de desertor e condenado a pena de morte. Se ele renunciasse à sua fé em Jesus Cristo seria perdoado. Mas, ele se manteve firme e não renegou Jesus. Por isso, foi torturado, teve seus dentes arrancados e sua língua cortada. Depois, foi decapitado.
Longinus foi canonizado santo pela Igreja Católica no ano de 999, pelo Papa Silvestre II tendo recebido o nome de São Longuinho.
Depois desta vida, Longinus reencarnou várias vezes, a última sendo como o imperador Dom Pedro II.
Definitivamente proclamada a independência do Brasil, o guia espiritual do Brasil, Ismael, leva a Jesus o relato de todas as conquistas verificadas, solicitando o amparo do seu coração compassivo e misericordioso para a organização política e social do Brasil.
Corriam os primeiros messes de 1824, encontrando-se a emancipação do pais mais ou menos consolidada perante a metrópole portuguesa. Os estadistas topavam com dificuldades para a organização estatal da terra do Cruzeiro. A constituição, depois de calorosos debates e dos famosos incidentes dos Andradas, incidentes que haviam terminado com a dissolução da Assembleia Constituinte e com o exílio desses notáveis brasileiros, só fora aclamada e jurada, justamente naquela época , a 25 de março de 1824. Nesse dia, findava a mais difícil de todas as etapas da independência e o coração inquieto do primeiro imperador podia gabar-se de haver refletido, muitas vezes, naqueles dias turbulentos, os ditames dos emissários invisíveis, que revestiram as suas energias de novas claridades, para o formal desempenho da sua tarefa nos primeiros anos de liberdade da pátria.
Recebendo as confidencias de Ismael, que apelava para a sua misericórdia infinita, considerou o Senhor a necessidade de polarizar as atividades do Brasil num centro de exemplos e de virtudes, para modelo geral de todos. Assim, Jesus chamou Longinus à sua presença, e falou com bondade:
- Longinus, entre as nações do orbe terrestre, organizei o Brasil como coração do mundo. Minha assistência misericordiosa tem velado constantemente pelos seus destinos e, inspirado a Ismael e seus companheiros do Infinito, consegui evitar que a pilhagem das nações ricas e poderosas fragmentasse o seu vasto território, cuja configuração geográfica representa o órgão do sentimento no planeta, como um coração que deverá pulsar pela paz indestrutível e pela solidariedade coletiva e cuja evolução terá de dispensar, logicamente, a presença continua dos meus emissários para a solução dos seus problemas de ordem geral. Bem sabes que os povos tem a sua maioridade, como os indivíduos, e se bem não os percam de vista os gênios tutelares do mundo espiritual, faz-se mister se lhes outorgue toda a liberdade de ação, a fim de aferirmos o aproveitamento das lições que lhes foram prodigalizadas. Sente-se o teu coração com a necessária fortaleza para cumprir uma grande missão na Pátria do Evangelho?”
- Senhor – respondeu Longinus, num misto de expectativa angustiosa e de refletida esperança – bem conhece o meu elevado propósito de aprender as vossas lições divinas e de servir à causa das vossas verdades sublimes, na face triste da Terra. Muitas existências de dor tenho voluntariamente experimentado, para gravar no íntimo do meu espírito a compreensão do vosso amor infinito, que não pude entender ao pé da cruz dos vossos martírios no Calvário, em razão dos espinhos da vaidade e da impenitência, que sufocam, naquele tempo, a minha alma. Assim, é com indizível alegria, Senhor, que receberei vossa incumbência para trabalhar na terra generosa, onde se encontra a árvore magnânima da vossa inesgotável misericórdia. Seja qual for o gênero de serviço que me forem confiados, acolherei as vossas determinações como um sagrado ministério.
- Pois bem – redarguiu Jesus com grande piedade – essa missão, se for bem cumprida por ti, constituirá a tua última romagem pelo planeta escuro da dor e do esquecimento. A tua tarefa será daquelas que requerem o máximo de renúncias e devotamentos. Será imperador do Brasil, até que ele atinja a sua perfeita maioridade, como nação. Concentrarás o poder e a autoridade para beneficiar a todos os seus filhos. Não é preciso encarecer aos teus olhos a delicadeza e sublimidade desse mandato, porque os reis terrestres, quando bem compenetrados das suas elevadas obrigações diante das leis divinas, sentem nas suas efêmeras um peso maior que o das algemas dos forçados. A autoridade, como a riqueza, é um patrimônio terrível para os espíritos dos seus grandes deveres. Dos teus esforços se exigirá de meio século de lutas e dedicações permanentes. Inspirarei as tuas atividades; mas, considera sempre a responsabilidade que permanecerá nas tuas mãos. Ampara os fracos e os desvalidos, corrige as leis despóticas e inaugura um novo período de progresso moral para o povo das terras do Cruzeiro. Institui por toda parte do continente, o regime do respeito e da paz, e lembra-te da prudência e da fraternidade que deverá manter o país nas suas relações com as nacionalidades vizinhas. Nas lutas internacionais, guarda a tua espada na bainha e espera o pronunciamento da minha justiça, que surgirá sempre, no momento oportuno. Fisicamente consideradas, todas as nações constituem o patrimônio comum da humanidade e, se algum dia for o Brasil menosprezado, saberei providenciar para que sejam devidamente restabelecidos os princípios da justiça e da fraternidade universal. Procura aliviar os padecimentos daqueles que sofrem nos martírios do cativeiro, cuja abolição se verificará nos últimos tempos do teu reinado. Tuas lides terminarão ao fim deste século, e não deves esperar a gratidão dos teus contemporâneos; ao fim delas, serás alijado da tua posição por aqueles mesmos a quem proporcionares os elementos de cultura e liberdade. As mãos aduladoras, que buscarem a proteção das tuas, voltarão aos teus palácios transitórios, para assinar o decreto da tua expulsão do solo abençoado, onde semearás o respeito e a honra, o amor e o dever, com lágrimas redentoras dos teus sacrifícios. Contudo, amparar-te-ei o coração nos angustiosos transes do teu último resgate, no planeta das sombras. Nos dias da amargura final, minha luz descerá sobre os teus cabelos brancos, santificando a tua morte. Conserva as tuas esperanças na minha misericórdia, porque se observares as minhas recomendações, não cairá uma gota de sangue no instante amargo em que experimentares o teu coração igualmente trespassado pelo gládio da ingratidão. A posteridade, porém, saberá descobrir as marcas dos teus passos na Terra, para se firmar no roteiro da paz e da missão evangélica do Brasil.
Longinus recebeu com humildade a designação de Jesus, implorando o socorro de suas inspirações divinas para a grande tarefa do trono.
Ele nasceria no ramo enfermo da família dos Braganças; mas, todas as enfermidades têm na alma as suas raízes profundas.
Foi assim que Longinus preparou a sua volta à Terra, depois de outras existências tecidas de abnegações edificantes em favor da humanidade, e, no dia 2 de dezembro de 1825, no Rio de janeiro, nascia de Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro, aquele que seria no Brasil o grande imperador e que, na expressão dos seus próprios adversários, seria “o maior de todos os republicanos de sua pátria.”
No fim da sua vida, D. Pedro II, que já houvera perdido a esposa, que estava abandonado, esquecido, num modesto quarto de hotel, longe da pátria e dos amigos protegidos pelo boníssimo monarca. Mas tudo isso não conseguia “turva-lhe a majestática serenidade de ânimo” e apenas levou-o a mandar buscar do Brasil um caixotinho de terra, talvez da mesma terra da sua vivenda em Petrópolis; só a uns dois ou três amigos íntimos revelou o motivo daquela encomenda, que era: repousar a cabeça depois de morto! Sendo este o conteúdo do seu belíssimo e perfeito soneto: Terra do Brasil.
Depois, alquebrado pela moléstia e pela velhice, expulso da pátria como um réprobo, privado de tudo quanto amava, no modestíssimo Hotel Bedford, à rua de l’Arcade, 17, em paris, faleceu o ex-imperador do Brasil a 5 de dezembro de 1891. Suas derradeiras palavras foram estas:
“Nunca me esqueci do Brasil. Morro pensando nele. Deus o proteja.”

Fonte:
  1. Livro – Brasil, Coração do Mundo – Pátria do Evangelho. Pelo espírito Humberto de Campos. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
  2. Livro – Chico Xavier D. Pedro II e o Brasil. De Walter José Faé


quinta-feira, 20 de abril de 2017

TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA


TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
CONCEITUANDO:
Ciência: "conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim".
Filosofia: "(do grego philosophía, "amor à sabedoria"). Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, (...), quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento, tornando-se o homem tema inevitável de consideração."
Religião: "Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do universo, e que, como tal, deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s).  Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. Modo de pensar ou agir, princípios."
ESPIRITISMO: CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO.
O Espiritismo, na sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, apresenta três aspectos diferentes:  Ciência, Filosofia e Religião.
O Espiritismo é Ciência
O Espiritismo é ciência porque estuda, à luz da razão e de pesquisas específicas, os fenômenos mediúnicos, isto é, os fenômenos provocados pelos espíritos e que são fatos naturais. Não existe o sobrenatural; todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica.  Sintetizando, Kardec afirma: o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos espíritos, e de suas relações com o mundo corpóreo.
O Espiritismo é Filosofia
O Espiritismo é uma filosofia porque dá uma coerente  e exata interpretação da vida.  Toda filosofia gera uma ética.  Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom senso.
Como filosofia, o Espiritismo compreende todas as consequências morais que dimanam das relações que se estabelecem entre nós e os espíritos.
O Espiritismo é Religião
O Espiritismo é religião porque ele tem por fim a transformação moral do homem, retomando os ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade.
Segundo Emmanuel, "a ciência, a filosofia e a religião constituem o triângulo sublime sobre o qual a doutrina do Espiritismo assenta as próprias bases, preparando a humanidade do presente para a vitória do AMOR."
O Espiritismo pode, então, ser simbolizado como um triângulo de forças espirituais, em que a ciência e a filosofia vinculam à Terra o triângulo, constituindo-se um campo nobre de investigações humanas, visando o aperfeiçoamento da humanidade.  A religião é o ângulo divino que liga ao céu, edificando e iluminando os sentimentos.
O ESPIRITISMO É FILOSOFIA
Toda doutrina que dá uma interpretação à vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia. Neste aspecto, enquadra-se o estudo dos problemas da origem e destinação dos homens, bem como a existência de uma Suprema Inteligência, causa primeira de todas as coisas.
O Espiritismo é uma filosofia porque, a partir dos fenômenos espirituais e dos fatos, dá uma interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos sofrimentos e das desigualdades entre as criaturas, e elucida as questões fundamentais da existência.  Para todo efeito existe uma causa e esta causa pode estar nesta ou em vidas anteriores.
A Doutrina dos Espíritos nos fala que:
ü    Deus é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas.
ü    Deus é o criador da matéria, que constitui os mundos, e dos espíritos, que são os seres que povoam o Universo, e que são perfectíveis por sua natureza.
ü    O espírito, propriamente dito, é o princípio inteligente; sua natureza íntima nos é desconhecida; para nós ele é imaterial porque não tem nenhuma analogia com o que chamamos matéria.
ü    Os espíritos são seres individuais, têm um envoltório etéreo, imponderável, chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, semelhante a forma humana, e povoam o espaço constituindo o mundo invisível.
ü    Os espíritos revestem-se temporariamente de um corpo material.
ü    A encarnação é necessária ao desenvolvimento moral e intelectual do espírito e para a realização das Obras de Deus.
ü    O aperfeiçoamento do espírito é o fruto de seu próprio trabalho, não podendo, em uma única existência corpórea, adquirir todas as qualidades morais e intelectuais que devem conduzi-lo ao objetivo, que é o progresso.
ü    A vida espiritual é a vida normal do espírito: ela é eterna; a vida corpórea é transitória e passageira: é apenas um instante na eternidade.
ü    Em consequência de seu livre-arbítrio, uns tomam o caminho mais curto, que é o do bem, outros o mais longo, que é o do mal.
ü    Deus não criou o mal; estabeleceu leis, e essas leis são sempre boas, porque ele é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente seria perfeitamente feliz, mas os espíritos, tendo seu livre-arbítrio, nem sempre as observam, e o mal veio de sua desobediência.
ü    Deus, sendo soberanamente bom e justo, não condena suas criaturas a castigos perpétuos pelas faltas temporárias; oferecem-lhes, em qualquer ocasião, meios de progredir e reparar o mal que elas praticaram.
ü    Os espíritos, encarnando-se, trazem com eles o que adquiriram em suas existências precedentes; é a razão pela qual os homens mostram instintivamente aptidões especiais, inclinações boas ou más, que lhes parecem inatas.
ü    O esquecimento das existências anteriores é uma graça de Deus que, em sua bondade, quis poupar ao homem lembranças frequentemente penosas.
ü    Em suas encarnações sucessivas, o espírito, sendo pouco a pouco despojado de suas impurezas e aperfeiçoado pelo trabalho, chega ao termo de suas existências corpóreas. Pertence, então, à ordem dos espíritos puros.
O ESPIRITISMO É CIÊNCIA
O Espiritismo pode ser definido como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
O Espiritismo é uma ciência de observação, e não o produto da imaginação. Os espíritos não vieram nos dizer que havia pessoas que morriam e continuavam se sentindo vivas, mas provocaram a manifestação dos espíritos dessas pessoas, para que fossem observadas e analisadas.  Desta forma surgiu a teoria.
As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no método experimental. Acreditava-se que esse método só poderia ser aplicado à matéria, mas o é também às coisas metafísicas.
O Espiritismo procede da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental.  Fatos novos que se apresentam que não podem ser explicados pelas leias conhecidas, são observados, comparados, analisados e, partindo dos efeitos às causas, chega-se a lei que os rege; depois as consequências são deduzidas e buscam-se as aplicações úteis.  Todos os princípios da Doutrina Espírita foram deduzidos por este método.  Nenhuma teoria foi preconcebida.
O Espiritismo demonstra experimentalmente a existência da alma e a imortalidade, principalmente através do intercâmbio mediúnico entre os encarnados e os desencarnados; entre o plano físico e o plano espiritual. O conhecimento de um não pode ser completo sem o conhecimento do outro, eles se complementam.
Se o Espiritismo tivesse aparecido antes das descobertas científicas teria sido abortado, como tudo que vem antes do tempo.  A ciência do mundo, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem. (Gênese).
ESPIRITISMO É RELIGIÃO
O Espiritismo é  religião porque tem por finalidade a transformação moral do homem, retomando os ensinamento do Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa.  Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de AMOR e CARIDADE, religando a criatura à sua origem divina.
Não promove culto material, não têm rituais nem cerimônias; não possui símbolos, velas, roupas ou aparatos especiais, não admite o culto de imagens, não possui sacerdotes ou ministros.
Não admite rotulações diversas, tais quais: "Espiritismo de Umbanda", "Espiritismo de Mesa Branca" ou "Espiritismo Kardecista". Trata-se apenas de "Espiritismo", que é baseado na Codificação Espírita.
Explica ao homem que ele é um espírito livre em evolução, responsável direto pelos seus atos, e, portanto, pelas suas conquistas ou fracassos.
A Fé espírita é a fé racionada e coloca a CARIDADE o AMOR como condições básicas para a evolução do espírito, independente do credo praticado. Por esta razão, não diz "Fora do Espiritismo não há salvação" e sim "Fora da caridade não há salvação".
A caridade é a maior das virtudes, porque proporciona ao homem colocar em prática o mandamento essencial: "Amar ao próximo como a si mesmo".
A caridade abrange três requisitos essenciais:
Ø     Benevolência para com todos;
Ø     Indulgência  para com as faltas do próximo;
Ø     Perdão às ofensas alheias.
 Referencias bibliográficas:
O que é o Espiritismo
A Gênese
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PARÁBOLA DO SEMEADOR


  A PARÁBOLA DO SEMEADOR
(Mateus: capítulo XIII, versículos 1 a 9, e 18, a 23)

Um semeador, como fazia todos os dias, saiu de casa e se dirigiu ao seu campo para nele semear os grãos de trigo que possuía, honrando a Deus com seu trabalho honesto.
Começou a semeadura. Enquanto lançava as sementes ao campo, algumas caíram no caminho, na pequena estrada que ficava no meio da seara.
Você sabe que os passarinhos costumam acompanhar os semeadores ao campo, para comer as sementes que caem ao chão?
Pois, isso aconteceu em nossa história. Alguns grãos caíram à beira da estrada, e os passarinhos, rápidos, desceram e os comeram.
O semeador, porém, continuou semeando. Outras sementes caíram num lugar pedregoso. Havia ali muitas pedras e pouca terra. As sementes nasceram logo naquele solo, que não era profundo. O trigo cresceu depressa, mas, vindo o sol forte, foi queimado; e como suas raízes não cresceram por causa das pedras, murchou e morreu.
Outros grãos caíram num pedaço do campo onde havia muitos espinheiros. Quando o trigo cresceu, foi sufocado pelos espinhos e também morreu.
Uma última parte das sementes caiu numa terra boa e preparada, longe dos pedregulhos e das sarças.
E o trigo ali semeado deu uma colheita farta. Cada grão produziu outros cem, outros sessenta ou outros trinta...
*
O próprio Jesus explicou a Seus discípulos a Parábola do Semeador.
As nossas almas, filhinho, são comparáveis aos quatro terrenos da história: “o terreno do caminho”, “o solo cheio de pedras”, a terra cheia de espinheiros e o terreno lavrado e bom Jesus é o Divino Semeador. A semente é a Sua Palavra de bondade e de sabedoria. E os diversos terrenos são os nossos corações, os nossos Espíritos, onde Ele semeia Seus ensinamentos, cheio de bondade para conosco.
E como procedemos para com Jesus? Como respondemos à Sua bondade?
O modo como damos resposta ao amor cuidadoso do Divino Mestre é que nos classifica espiritualmente, isto é, mostra que espécie de terreno existe em nossa alma. Cada coração humano é uma espécie de terra, um dos quatro solos da parábola.
Vejamos, então, filhinho:
Quando alguém ouve a palavra do Evangelho e não procura compreendê-la, nem lhe dá valor, aparecem as forças do mal (os Espíritos maldosos, desencarnados ou encarnados) e arrebatam o que foi semeado no seu coração, tais como os passarinhos comeram as sementes...
E sabe de que modo?
Fazendo com que a alma esqueça o que ouviu, dando outros pensamentos à pessoa, fazendo com que ela se desinteresse das coisas espirituais. E a alma fica indiferente aos ensinamentos divinos. O coração dessa pessoa é semelhante ao “terreno do caminho”, onde a semente não chegou a penetrar. Um exemplo desse terreno é a criança que não presta atenção às aulas de Evangelho, ficando distraída durante as explicações. Ou ainda, a criança que não gosta de ler os livrinhos que ensinam o caminho de Jesus...
E o segundo terreno, o pedregoso?
Esse terreno é a imagem da pessoa que recebe os ensinos de Jesus com muita alegria. São exemplos as pessoas entusiasmadas com o serviço cristão, ou as crianças animadas nas escolas de Evangelho, mas cuja animação dura pouco. Quando surgem as zombarias, as perseguições ou os sofrimentos, a alma, que é inconstante, abandona o caminho do Evangelho. Um exemplo para você, filhinho: uma criança está frequentando as aulas de Moral Cristã numa Escola Espírita. Está aprendendo os mandamentos divinos, os ensinos de Cristo, o caminho do bem, da pureza, da honestidade. Está muito contente com o que está estudando. Sente-se animada e feliz. Um dia, aparece um colega do colégio ou da vizinhança, dizendo que o “Espiritismo é obra do demônio”, que “os que frequentam aulas de Evangelho nas escolas Espíritas ficam loucos e vão para o inferno”. E zomba dele sempre que o encontra e lhe põe apelidos humilhantes. O nosso amiguinho não tem ainda firmeza de fé. Tem medo das zombarias dos colegas e dos vizinhos, que dizem que “somente sua religião é verdadeira” e lhe mandam “receber Espíritos na rua”. Amedrontado pela perseguição e pelos motejos, o nosso irmãozinho deixa a Escola de Evangelho, onde estava começando a compreender a beleza do ensino de Jesus e as bênçãos do Espiritismo Cristão. Esse menino tinha o coração semelhante ao “terreno cheio de pedras”, onde a planta da verdade não pôde crescer e frutificar.
O terceiro solo é a “terra cheia de espinheiros”. É o caso das pessoas que recebem a palavra do Evangelho, mas, depois abandonam o caminho cristão por causa das grandezas falsas do mundo e da sedução das riquezas. Ouviram o Evangelho, mas se interessaram mais pelos negócios, pelos lucros, pelas vaidades da vida, pelo cuidado exclusivo das coisas da terra.
Há também, no mundo das crianças, exemplos desse terreno. São as crianças que conheceram, às vezes desde pequeninas, os ensinos de Jesus, mas, depois de crescidas, preferiram os maus companheiros, as crianças sem Deus, e passaram a interessarem-se somente pelos problemas de dinheiro ou de modas, pelos ídolos do cinema ou do futebol.
Não querem mais nem Jesus, nem lições de Evangelho. Só pensam em automóveis de luxo, sonham com caminhões, imaginam-se ricos “quando crescerem”... A princípio, sabiam repartir com os pobres o seu dinheirinho, porém, agora só pensam em juntá-lo: a caridade morreu nos seus corações.
O mundo, com suas riquezas falsas (que terminam com a morte), seduziu suas almas e sufocou a plantinha de Deus em seus espíritos. Trocaram Jesus pelos sonhos e ambições de carros de luxo, de figurinos, de roupas elegantes, de campos de esporte, de concursos de beleza, de grandezas sociais... A plantinha de Deus foi sufocada pelos espinhos do egoísmo e das ilusões da vida material. E morreu...
O quarto terreno, a terra lavrada e boa, é o símbolo do coração que escuta o Evangelho, procurando compreendê-lo e praticá-lo na vida. E a alma que estuda a palavra do Senhor, percebendo que está neste mundo para aprender a Verdade e o Bem. E, assim, dá frutos de bondade e eleva-se para Deus.
 Abandona seus vícios e maus hábitos, dedicando-se à prática das virtudes, guardando a fé no coração, socorrendo carinhosamente os necessitados e sofredores e buscando os conselhos de Deus no Evangelho de Cristo.
O coração de uma criança verdadeiramente cristã é o bom terreno da parábola: cada semente de Jesus se transforma em trinta, sessenta ou cem bênçãos de bondade, de fé e de auxílio ao próximo. O coração dessa criança deseja conhecer sempre mais e melhor os ensinos cristãos. E se esforça sinceramente para fazer a Vontade Divina: amar e perdoar, crer e ajudar, aprender e servir.
Filhinho, aí está a Parábola do Semeador. Medite nela. Que você, guardando a humildade de coração, se esforce para ser, se ainda não o é, o bom terreno, que recebe os grãos de luz do Divino Semeador e dá muitos frutos de sabedoria e bondade.



Livro: HISTÓRIAS QUE JESUS CONTOU / CLÓVIS TAVARES

terça-feira, 11 de abril de 2017

SUA FREQUÊNCIA VIBRACIONAL


SUA FREQUÊNCIA VIBRACIONAL

1.      Os Pensamentos
a. Todo pensamento que você possui emite uma frequência para o Universo e essa frequência retorna para a origem, no caso, você! Então se você tem pensamentos negativos, de desânimo, tristeza, raiva, medo, isso tudo vai voltar para você. Por isso é tão importante que você cuide da qualidade dos seus pensamentos e aprenda a cultivar pensamentos mais positivos.
2.      As Companhias
a.  As pessoas que estão a sua volta influenciam diretamente na sua frequência vibracional. Se você está ao lado de pessoas alegres, determinadas, você também entrará nessa vibração, agora se você se cerca de pessoas reclamonas, fofoqueiras e pessimistas, tome cuidado! Pois elas podem estar diminuindo a sua frequência e como consequência te impedindo de fazer a lei da atração funcionar a seu favor.
3.      As Músicas
a.   Músicas são poderosíssimas. Se você só escuta músicas que falam de morte, traição, tristeza, abandono, isso tudo vai interferir naquilo que você vibra. Preste atenção na letra das músicas que você escuta, elas podem estar diminuindo a sua frequência vibracional. E lembre-se: você atrai para sua vida exatamente aquilo que você vibra.
4.      Coisas que você Assiste
a.  Quando você assiste programas que abordam desgraças, mortes, traições, etc. seu cérebro  aceita aquilo como uma realidade e libera toda uma química no seu corpo, fazendo com que sua frequência vibracional seja afetada. Assista coisas que te façam bem e te ajudem a vibrar numa frequência mais elevada.   
5.      O Ambiente
a.  Seja na sua casa ou no seu trabalho, se você passa grande parte do tempo num ambiente desorganizado, sujo, feio, isso também afetará a sua frequência. Melhore o que está a sua volta, organize e limpe o seu ambiente. Mostre ao Universo que você está apto a receber muito mais. Cuide do que você já tem!
6.      A Fala
a.  Se você reclama ou fala mal das coisas e das pessoas, isso afeta a sua frequência vibracional. Para você manter a sua frequência elevada é fundamental que você elimine o hábito de reclamar e de falar mal dos outros. Então evite fazer dramas e se vitimar. Assuma a Responsabilidade pelas Escolhas da sua Vida!
7.             A Gratidão
a.   A Gratidão afeta positivamente a sua frequência vibracional, esse é um hábito que você deveria incorporar agora mesmo na sua vida. Comece a agradecer por tudo, pelas coisas boas e ruins, por todas as  experiências que você já vivenciou. A gratidão abre as portas para que as coisas boas fluam positivamente na sua vida. Você já agradeceu hoje?
Alegria. Alegria com atitudes e ações positiva!
SEMPRE!


segunda-feira, 3 de abril de 2017

PERSEGUIDOS

  PERSEGUIDOS
Batido no ideal de bem fazer, desculpa e avança à frente.
Açoitado no coração, enxuga as lágrimas e segue adiante.
A indulgência é a vitória da vítima e o olvido de todo mal é a resposta do justo.
Acúleos despontam no corpo da haste verde, mas a rosa, em silêncio, floresce, triunfante, por cima deles, enviando perfume ao céu.
Sombras da noite envolvem a paisagem terrestre na escuridão do nadir; todavia, o Sol, sem palavras, expulsa as trevas, cada manhã, recuperando-a para a alegria da luz.
Lembra-te dos perseguidos sem causa, que se refugiaram na paz da consciência, em todas as épocas.
Sócrates bebe a cicuta que lhe impõem à boca; entretanto, ergue-se à culminância da filosofia.
Estevão morre sob pedradas, abrindo caminho a três séculos de flagelação contra o Cristianismo nascente; contudo, faz-se o padrão do heroísmo e da resistência dos mártires que transformam o mundo.
Gutenberg é processado como devedor relapso, mas cria a imprensa, desfazendo o nevoeiro medieval.
Jan Hus é queimado vivo, mas imprime novos rumos à fé.
Colombo expira abandonado numa enxerga em Valladolid; no entanto, levanta-se, para sempre, na memória da América.
Galileu, preso e humilhado, desvenda ao homem nova contemplação do Universo.
Lutero, vilipendiado, ressuscita as letras do Evangelho.
Giordano Bruno, atravessando pavoroso suplício, traça mais altos rumos ao pensamento.
Lincoln tomba assassinado, mas extingue o cativeiro no clima de sua pátria.
Pasteur é ironizado pela maioria de seus contemporâneos; no entanto, renova os métodos da ciência e converte-se em benfeitor de todos os povos.
E, ainda ontem, Gandhi cai sob golpe homicida, mas consagra o princípio de não violência.
Entre os perseguidores, contam-se os obsidiados, os intemperantes, os depravados, os infelizes, os caluniadores, os calculistas e os criminosos, que descem pelas torrentes do remorso para a necessária refundição mental nos alambiques do tempo, mas, entre os perseguidos sem razão, enumeram-se quase todos aqueles que lançam nova luz sobre as rotas da vida.
É por isso que Jesus, o Divino Governador da Terra, preferiu alinhar-se entre os escarnecidos e injuriados, aceitando a morte na cruz, de maneira a estender a glória do amor puro e a força do perdão, para que se aprimore a Humanidade inteira.



Livro Religião dos Espíritos, ditado pelo Espírito Emmanuel, psicografia de  Francisco C. Xavier.

sábado, 1 de abril de 2017

A MISÉRIA HUMANA E AS CAUSAS


  E AS CAUSAS
Muitos se admiram de que na Terra haja tanta maldade e tantas paixões Grosseiras, tantas misérias e enfermidades de toda natureza, e daí concluem que a espécie humana bem triste coisa é. Provém esse juízo do acanhado ponto de vista cm que se colocam os que o emitem e que lhes dá uma falsa ideia do conjunto. Deve-se considerar que na Terra não está a Humanidade toda, mas apenas uma pequena fração da Humanidade. Com efeito, a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão que povoam os inúmeros orbes do Universo.
Ora, que é a população da Terra, em face da população total desses mundos?
Muito menos que a de uma aldeia, em confronto com a de um grande império. A situação material e moral da Humanidade terrena nada tem que espante, desde que se leve em conta a destinação da Terra e a natureza dos que a habitam.
Faria dos habitantes de uma grande cidade falsíssima ideia quem os julgasse pela população dos seus quarteirões mais íntimos e sórdidos. Num hospital, ninguém vê senão doentes e estropiados; numa penitenciária, veem-se reunidas todas as torpezas, todos os vícios; nas regiões insalubres, os habitantes, em sua maioria são pálidos, franzinos e enfermiços.
Pois bem; figure-se a Terra como:
·         Um subúrbio,
·         Um hospital,
·         Uma penitenciaria,
·         Um sítio malsão.
E ela é simultaneamente tudo isso, e compreender-se-á por que as aflições sobrelevam aos gozos, porquanto não se mandam para o hospital os que se acham com saúde, nem para as casas de correção os que nenhum mal praticaram; nem os hospitais e as casas de correção se pode ter por lugares de deleite.
Ora, assim como, numa cidade, a população não se encontra toda nos hospitais ou nas prisões, também na Terra não está a Humanidade inteira.
E, do mesmo modo que do hospital saem os que se curaram e da prisão os que cumpriram suas penas, o homem deixa a Ferra, quando está curado de suas enfermidades morais.



Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Editora Lake – Livraria e Editora Allan Kardec, Cap. 3 itens 6 e 7

DIFERENTES CATEGORIAS DE MUNDOS


DIFERENTES CATEGORIAS DE MUNDOS

Do ensino dado pelos Espíritos, resulta que muito diferentes umas das outras são as condições dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes.
Entre eles há-os em que estes últimos são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros, da mesma categoria que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores a todos os respeitos.
Nos mundos inferiores, a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, sendo quase nula a vida moral. À medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.
Nos mundos intermédios, misturam-se o bem e o mal, predominando um ou outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam. Embora se não possa fazer dos diversos mundos, uma classificação absoluta, pode-se, contudo, em virtude do estado em que se acham e da destinação que trazem, tomando por base os matizes mais salientes, dividi-los como segue:
·         Mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana;
·         Mundos de expiação e provas, onde domina o mal;
·         Mundos de regeneração, nos quais as almas que ainda têm o que expiar haure novas forças, repousando das fadigas da luta;
·         Mundos ditosos, onde o bem sobrepuja o mal;
·         Mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem.
o    A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.
Os Espíritos que encarnam em um mundo não se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeição. Quando, em um mundo, eles alcançam o grau de adiantamento que esse mundo comporta, passam para outro mais adiantado, e assim por diante, até que cheguem ao estado de puros Espíritos.
São outras tantas estações, em cada uma das quais se lhes deparam elementos de progresso apropriados ao adiantamento que já conquistaram.
É-lhes uma recompensa ascenderem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo o prolongarem a sua permanência em um mundo desgraçado, ou serem relegados para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se veem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal.



Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Editora Lake – Livraria e Editora Allan Kardec, Cap. 3 itens 3, 4 e 5

PARABÉNS Chico Xavier