TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
CONCEITUANDO:
Ciência: "conjunto
organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os
obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.
Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim".
Filosofia: "(do
grego philosophía, "amor à sabedoria"). Estudo que se
caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da
realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da
realidade capaz de abranger todas as outras, (...), quer pela definição do
instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento, tornando-se o homem
tema inevitável de consideração."
Religião: "Crença
na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como
criadora(s) do universo, e que, como tal, deve(m) ser adorada(s) e
obedecida(s). Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou
crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. Modo de
pensar ou agir, princípios."
ESPIRITISMO: CIÊNCIA,
FILOSOFIA E RELIGIÃO.
O
Espiritismo, na sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, apresenta três
aspectos diferentes: Ciência, Filosofia e Religião.
O Espiritismo é Ciência
O
Espiritismo é ciência porque estuda, à luz da razão e de pesquisas específicas,
os fenômenos mediúnicos, isto é, os fenômenos provocados pelos espíritos e que
são fatos naturais. Não existe o sobrenatural; todos os fenômenos, mesmo os
mais estranhos, têm explicação científica. Sintetizando, Kardec
afirma: o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do
destino dos espíritos, e de suas relações com o mundo corpóreo.
O Espiritismo é Filosofia
O
Espiritismo é uma filosofia porque dá uma coerente e exata interpretação
da vida. Toda filosofia gera uma ética. Sua força está na sua
filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom senso.
Como
filosofia, o Espiritismo compreende todas as consequências morais que dimanam
das relações que se estabelecem entre nós e os espíritos.
O Espiritismo é Religião
O
Espiritismo é religião porque ele tem por fim a transformação moral do homem,
retomando os ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados na vida
diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de
amor e caridade.
Segundo
Emmanuel, "a ciência, a filosofia e a religião constituem o triângulo
sublime sobre o qual a doutrina do Espiritismo assenta as próprias bases,
preparando a humanidade do presente para a vitória do AMOR."
O
Espiritismo pode, então, ser simbolizado como um triângulo de forças
espirituais, em que a ciência e a filosofia vinculam à Terra o triângulo,
constituindo-se um campo nobre de investigações humanas, visando o
aperfeiçoamento da humanidade. A religião é o ângulo divino que liga ao
céu, edificando e iluminando os sentimentos.
O ESPIRITISMO É FILOSOFIA
Toda
doutrina que dá uma interpretação à vida, uma concepção própria do mundo,
é uma filosofia. Neste aspecto, enquadra-se o estudo dos problemas da origem e
destinação dos homens, bem como a existência de uma Suprema Inteligência, causa
primeira de todas as coisas.
O
Espiritismo é uma filosofia porque, a partir dos fenômenos espirituais e dos
fatos, dá uma interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos
sofrimentos e das desigualdades entre as criaturas, e elucida as questões
fundamentais da existência. Para todo efeito existe uma causa e esta
causa pode estar nesta ou em vidas anteriores.
A
Doutrina dos Espíritos nos fala que:
ü
Deus é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as
coisas.
ü
Deus é o criador da matéria, que constitui os mundos, e dos
espíritos, que são os seres que povoam o Universo, e que são perfectíveis por
sua natureza.
ü
O espírito, propriamente dito, é o princípio inteligente; sua
natureza íntima nos é desconhecida; para nós ele é imaterial porque não tem
nenhuma analogia com o que chamamos matéria.
ü
Os espíritos são seres individuais, têm um envoltório etéreo,
imponderável, chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, semelhante a
forma humana, e povoam o espaço constituindo o mundo invisível.
ü
Os espíritos revestem-se temporariamente de um corpo material.
ü
A encarnação é necessária ao desenvolvimento moral e intelectual
do espírito e para a realização das Obras de Deus.
ü
O aperfeiçoamento do espírito é o fruto de seu próprio trabalho,
não podendo, em uma única existência corpórea, adquirir todas as qualidades
morais e intelectuais que devem conduzi-lo ao objetivo, que é o progresso.
ü
A vida espiritual é a vida normal do espírito: ela é eterna; a
vida corpórea é transitória e passageira: é apenas um instante na eternidade.
ü
Em consequência de seu livre-arbítrio, uns tomam o caminho mais
curto, que é o do bem, outros o mais longo, que é o do mal.
ü
Deus não criou o mal; estabeleceu leis, e essas leis são sempre
boas, porque ele é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente seria
perfeitamente feliz, mas os espíritos, tendo seu livre-arbítrio, nem sempre as
observam, e o mal veio de sua desobediência.
ü
Deus, sendo soberanamente bom e justo, não condena suas
criaturas a castigos perpétuos pelas faltas temporárias; oferecem-lhes, em
qualquer ocasião, meios de progredir e reparar o mal que elas praticaram.
ü
Os espíritos, encarnando-se, trazem com eles o que adquiriram em
suas existências precedentes; é a razão pela qual os homens mostram
instintivamente aptidões especiais, inclinações boas ou más, que lhes parecem
inatas.
ü
O esquecimento das existências anteriores é uma graça de Deus
que, em sua bondade, quis poupar ao homem lembranças frequentemente penosas.
ü
Em suas encarnações sucessivas, o espírito, sendo pouco a pouco
despojado de suas impurezas e aperfeiçoado pelo trabalho, chega ao termo de
suas existências corpóreas. Pertence, então, à ordem dos espíritos puros.
O ESPIRITISMO É CIÊNCIA
O
Espiritismo pode ser definido como uma ciência que trata da natureza, origem e
destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
O
Espiritismo é uma ciência de observação, e não o produto da imaginação. Os
espíritos não vieram nos dizer que havia pessoas que morriam e continuavam se
sentindo vivas, mas provocaram a manifestação dos espíritos dessas
pessoas, para que fossem observadas e analisadas. Desta forma surgiu
a teoria.
As
ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se
basearam no método experimental. Acreditava-se que esse método só poderia ser
aplicado à matéria, mas o é também às coisas metafísicas.
O
Espiritismo procede da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica
o método experimental. Fatos novos que se apresentam que não podem ser
explicados pelas leias conhecidas, são observados, comparados, analisados e,
partindo dos efeitos às causas, chega-se a lei que os rege; depois as consequências
são deduzidas e buscam-se as aplicações úteis. Todos os princípios da
Doutrina Espírita foram deduzidos por este método. Nenhuma teoria foi
preconcebida.
O
Espiritismo demonstra experimentalmente a existência da alma e a imortalidade,
principalmente através do intercâmbio mediúnico entre os encarnados e os
desencarnados; entre o plano físico e o plano espiritual. O conhecimento de um
não pode ser completo sem o conhecimento do outro, eles se complementam.
Se
o Espiritismo tivesse aparecido antes das descobertas científicas teria sido
abortado, como tudo que vem antes do tempo. A ciência do mundo, se não
deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta
necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos
sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem. (Gênese).
ESPIRITISMO É RELIGIÃO
O
Espiritismo é religião porque tem por finalidade a transformação moral do
homem, retomando os ensinamento do Cristo, para que sejam aplicados na vida
diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão
de AMOR e CARIDADE, religando a
criatura à sua origem divina.
Não
promove culto material, não têm rituais nem cerimônias; não possui símbolos,
velas, roupas ou aparatos especiais, não admite o culto de imagens, não
possui sacerdotes ou ministros.
Não
admite rotulações diversas, tais quais: "Espiritismo de
Umbanda", "Espiritismo de Mesa Branca" ou "Espiritismo
Kardecista". Trata-se apenas de "Espiritismo", que é
baseado na Codificação Espírita.
Explica
ao homem que ele é um espírito livre em evolução, responsável direto pelos seus
atos, e, portanto, pelas suas conquistas ou fracassos.
A
Fé espírita é a fé racionada e coloca a CARIDADE o AMOR como condições básicas para a evolução
do espírito, independente do credo praticado. Por esta razão, não diz
"Fora do Espiritismo não há salvação" e sim "Fora da caridade
não há salvação".
A
caridade é a maior das virtudes, porque proporciona ao homem colocar em prática
o mandamento essencial: "Amar ao próximo como a si mesmo".
A
caridade abrange três requisitos essenciais:
Ø
Benevolência para com todos;
Ø
Indulgência para com as faltas do próximo;
Ø
Perdão às ofensas alheias.
Referencias bibliográficas:
O que é o Espiritismo
A Gênese
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por compartilhar conosco seu ponto de vista,seja sempre bem vindo ao nosso cantinho!