quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ESDE - ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPIRITA



ESDE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA[1]
AULA - 01 (Tomo I / modulo I)
                          APRESENTAÇÃO / EXPLICAÇÕES
O ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, foi lançado, em Brasília-DF, na reunião anual do CFN - Conselho Federativo Nacional de novembro de 1983, em atendimento às expectativas do Movimento Espírita.
Esta Campanha, efetivada e representada em níveis graduais e sequenciais de aprendizado doutrinário, utilizou a técnica do trabalho em grupo como diretriz pedagógica. A sistematização do estudo espírita buscou, por outro lado, apoio nas seguintes orientações de Allan Kardec: “um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios [...]”. (*)
Ao avaliar os resultados positivos apresentados pelo ESDE, ao longo dos já decorridos 33 anos, sobretudo em relação ao trabalho de unificação do Movimento Espírita e à união dos espíritas; percebemos que a aquisição do conhecimento doutrinário deve seguir o método indicado pelo próprio Codificador, conforme expressam estas suas palavras:
“Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. [...] O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. [...] Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias. (**)
Mantendo-se fiel no propósito de difundir o Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus Cristo, a FEB - Federação Espírita Brasileira disponibiliza ao Movimento Espírita o novo ESDE. Trata-se de um programa mais compacto, adequado às exigências da vida atual, cujos assuntos, distribuídos pedagogicamente em dois níveis de aprendizado – Programa Fundamental e Programa Complementar.
O novo curso do ESDE oferece uma visão panorâmica e doutrinária do Espiritismo, fundamentada na ordem dos assuntos existentes em O Livro dos Espíritos, primeiro livro a ser Codificado, do qual se originou todos os demais codificados pó Allan Kardec.
O objetivo fundamental deste Curso é propiciar condições para o interessado, estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.
A formatação, pedagógico-doutrinário utiliza o sistema de módulos para agrupar assuntos semelhantes, os quais são desenvolvidos em unidades básicas denominadas aulas; cada uma com suas referencias bibliográficas próprias; cuja duração de cada aula deve o estudante disponibilizar-se no mínimo sessenta minutos e no máximo noventa minutos, de preferência em grupo, que podem ser diárias ou semanais, a critério e disponibilidade do estudante.
(*) Obras Póstumas: Projeto 1868.
(**) O Livro dos Espíritos: Introdução, item 8.
1 - Material compilado a partir da Apostila Digitalizada do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - capturada no site da Federação Espírita Brasileira. edição – 9ª Reimpressão – Do 107º ao 109º milheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco seu ponto de vista,seja sempre bem vindo ao nosso cantinho!